FOTO: REPRODUçãO

Por: Bruno Carvalho

Netflix mandou 10kg de DVDs para cada um dos 19.000 votantes do Emmy!

netflixemmy

Whaaaaaat? Pois é. Antes que entremos na história, vamos contextualizar para quem não é familiarizado com o processo de votação do Emmy. Todo ano os canais e estúdios enviam episódios “For Your Consideration“, ou seja, “para a sua consideração” a votantes do Emmy para garantir que eles tenham a chance de assistir ao filme ou série que está elegível. Normalmente os canais de TV enviam cerca de 30 episódios por temporada, selecionando dois ou três capítulos das melhores séries. Isso foi o que o grupo NBC-Universal mandou referente aos canais NBC, Bravo e USA Networks, por exemplo.

É por esta razão, inclusive, que criticamos tanto o Emmy ano após ano, já que na maioria das vezes o ator, atriz ou série ganhou por conta de um capítulo e nunca pelo conjunto da obra, pois nem todos os votantes assistem a todas as séries.

Mas a Netflix é completamente diferente de tudo e eles provaram isso na campanha do Emmy deste ano. Com 26 séries elegíveis, a empresa enviou cerca de 10kg de DVDs para os 19.000 votantes da premiação, o que resultou em quatro grandes caixas com TODOS os episódios destas séries. E por que todos, especialmente se a maioria dos votantes provavelmente possuem uma assinatura do serviço? Porque sim.

netflixemmy

Na “cabeça” da Netflix os votantes precisam assistir tudo, especialmente porque as séries deles não foram feitas com o formato tradicional em mente – não existe “piloto” para aprovação, necessidade de cliffhanger ou qualquer recurso do tipo. E eles estão certos, mas há uma clara sensação de “queríamos chegar com tudo” e eles conseguiram isso. Outros ficaram confusos e isso pode inclusive atrapalhar as chances do serviço de streaming em emplacar vitoriosos e até anunciados.

Há também um custo elevadíssimo para realizar uma campanha dessas. A Netflix ainda precisou pagar uma taxa de US$ 1.750,00 ao Emmy POR EPISÓDIO enviado no pacote. Com 26 produções ao todo numa média de 12 capítulos por temporada, é possível que toda a brincadeira tenha custado cerca de meio milhão de dólares em taxas, tirando o custo físico estimado entre 2.5 e 4 milhões de dólares de embalagem, correios etc.

emmys

A campanha agressiva não caiu bem entre os votantes. “Você está tentando demais“, disse uma votante em sua conta no Twitter. Outra escreveu em sua página no Facebook como é desnecessário tudo isso, já que “está tudo online“. Concorrentes também acharam um exagero o envio de uma caixa semanal, totalizando quatro. Cada uma contém um tema – Drama e séries limitadas; documentários e filmes; comédias e especiais; estreias de Maio. Veja na segunda foto, por exemplo, a diferença entre a caixa da HBO (canal que mais produz séries depois da Netflix) para a pilha absurda recebida da programadora online.

“Ah, mas eles estão reclamando de barriga cheia, ganharam DVDs…”. Não é bem assim. Os votantes recebem todo ano essa imensa quantidade de material que depois vira praticamente lixo, pois a maioria tem marca d’água e avisos “FYC” a cada 5 minutos, não servem nem pra coleção.

Aqui as regras para se tornar um votante do Emmy (em inglês). Tem que trabalhar na indústria televisiva em Hollywood

Se a estratégia vai funcionar só o tempo dirá. Setembro é logo ali.

8 respostas para “Netflix mandou 10kg de DVDs para cada um dos 19.000 votantes do Emmy!”

  1. Marcos disse:

    Se eles não quiserem é só enviar pra minha casa

  2. Ademar Abiko Jr. disse:

    O que me espanta é eles usarem DVD como mídia física =/

  3. mas parece que é edição comercial. ou a edição que vai para a crítica é bonitinha e embaladinha igual a comercial tbm?

  4. Augusto disse:

    para mim parece mais desespero e beira o assédio. em uma mídia já caberiam os episódios fora que o netflix… bom, vcs já sabem. ficou antipático.

  5. Bruno M disse:

    10necessarius.
    190 toneladas de lixo.
    Netflix é tão inteligente… Como não pensaram em outra forma de surpreender a galera?

  6. Douglas disse:

    Isto é mkt de guerrilha para demarcar território e gerar buzz.

  7. Kalyptra disse:

    Se os prêmios tradicionais não fossem tão dominados por lobby da TV e cinema e considerassem a Netflix com a qualidade q ela tem, talvez a Netflix não fosse exagerada. Só ver q naquele Oscar q teve confusão pq não tinha negros, uma simples indicação de Idris Elba por Beasts of No Nation teria um representante negro numa categoria importante e seria uma indicação merecidíssima. Mas acho q o filme era “muito feio” e negro pros padrões atuais de Hollywood.

  8. Rafael firmino disse:

    Rapaz manda lá pra casa , pra quem assiste em Hdtv e baixa séries em fóruns russos, uma marca d’água não é nada pra mim rsrsrs

Deixe uma resposta

ss