sexta-feira, abril 19 2024

westworld_lost

Desde LOST, pouquíssimas séries provocaram tamanha empolgação e envolvimento do público logo de cara como Westworld tem feito. Eu mesmo não lembro de outra série que tenha me deixado com tanta vontade de rever cada novo episódio assim que ele termina, afinal os detalhes, referências e conceitos são tantos que é impossível pegar tudo de primeira. Exatamente como acontecia com LOST. Mas, além de ambas terem J.J. Abrams como produtor, que outros elementos aproximam as duas séries? Tentando responder isso, a Vulture destacou oito pontos em comum entre a saudosa LOST e o novo hit da HBO, Westworld.

Belas e isoladas locações

Antes de tudo, as duas séries tem a marca distinta de parecerem absolutamente bem diferentes de qualquer outra no ar em seus tempos. LOST usou o litoral de Oahu com grande eficiência, enquanto Westworld faz uso das exuberantes paisagens do estado americano de Utah, como cenários para seu parque ficcional de Western. Mas essas locações servem para outros fins, conferindo escala para o isolamento de seus personagens principais. Os anfitriões de Westworld são formigas numa fazenda, cumprindo seus dias programados sem consciência, presos por montanhas, desertos e afins. (Uma teoria corrente é de que o parque na verdade funciona em outro planeta). Da mesma forma, os sobreviventes do acidente aéreo em LOST ficaram presos num tipo diferente de paraíso, onde vastos oceanos os separavam das vidas que deixaram para trás e os mantinham reféns das forças misteriosas que os prenderam naquele lugar.

westworld4

Controle Corporativo

A Iniciativa Dharma e a Delos são as duas instituições puxando as cordas em suas respectivas séries. Assim como os remanescentes da Dharma monitoravam os sobreviventes do acidente aéreo em LOST, da mesma forma a Delos mantém um monitoramento constante do que acontece no parque sem que os andróides tenham ciência disso e, de certa forma, até mesmo os visitantes. Ainda que a revelação de quem exatamente estava manipulando os destinos dos losties tenha levado temporadas para ficar evidente, a Delos é uma parte proeminente da narrativa de Westworld logo de cara. Mas a forma como ambas se movimentam – com entradas noturnas para checagens de manutenção; infiltrando os acampamentos com espiões – levanta suspeitas, assim como a pergunta de quem está comandando tudo na verdade. Ben Linus ou John Locke? Robert Ford ou o ainda mítico Arnold? O que nos leva a…

westworld103a

Deuses puxando as cordas

As “regras” da ilha de LOST começam a ruir quando você se depara com algo como ter que  beber uma água sagrada para se tornar o líder, mas para todos os propósitos, Jacob era o manipulador master da série e a figura misteriosa que John Locke e Ben Linus buscavam agradar (e que o público só conheceria de verdade no final da quinta temporada). A ideia de quem é o “chefão” de Westworld parece ser mais clara, afinal todos se reportam ao Robert Ford de Anthony Hopkins. Contudo, como descobrimos no terceiro episódio, ele não foi o único fundador/criador do parque. O misterioso e ainda não visto Arnold era seu parceiro. E agora que os anfitriões estão “despertando” de uma forma que parece ser chave no grande plano de Arnold, temos que pensar se Ford é mesmo a figura que controla tudo como pensamos, bem como LOST brincou com a aparente importância de Ben Linus. Será que Arnold é a pessoa sussurrando para os anfitriões e os guiando assim como Jacob fez com os losties

westworld2

O Homem de Preto

As duas séries tem figuras proeminentes conhecidas como Homem de Preto. O de LOST (feito por Titus Welliver) não fazia parte do elenco até a quinta temporada, mas sua presença assombrava a série desde o episódio Piloto (você certamente se lembra dele como o Monstro de Fumaça). Já o Homem de Preto de Ed Harris permanece envolto em mistério – tudo que sabemos dele até aqui é que ele tem passe livre para fazer o que quiser no parque além de aparentemente ser algum filantropista fora dele – mas é provavelmente, assim como aquele de Welliver, a chave para o desenvolvimento da mitologia da série. O de Harris quer encontrar e solucionar o labirinto, o de Welliver queria sair da ilha. Ambos são homens obscuros buscando algumas forma de transcendência.

westworld6

Preto x Branco

O velho debate bem x mal é um elemento forte em ambas as séries. No Piloto de LOST, John Locke mostra duas peças de gamão para Walt. “Dois jogadores. Dois lados”, explica ele. “Um é a luz, o outro a escuridão”. Em Westworld, os visitantes ao entrarem no parque escolhem ou um chapéu branco ou um preto. William (feito por Jimmi Simpson) escolhe o branco, mas seu futuro cunhado já tenta seduzí-lo a trocar pelo preto. LOST nos mostrou a fragilidade que existe em categorizar as coisas apenas como preto ou branco, bem ou mal, e é uma boa aposta crer que Westworld está indo pelo mesmo caminho.

westworld2

Entrando na Toca do Coelho

Um dos melhores elementos de LOST era a riqueza de suas muitas referências literárias. De Sawyer lendo Era Uma Vez em Watership Down na praia passando pela impressionante coleção de Ben Linus até uma personagem chamada Charlotte Staples Lewis. Westworld também está brincando ao jogar esses tipos de referências na mistura, com cientistas citando Sherlock Holmes e Gertrude Stein, enquanto uma frase de Romeu e Julieta – “essas alegrias violentas tem fins violentos” – age como uma espécie de chave dita para despertar a consciência dos andróides. Mais especificamente, as duas séries fazem referência à Alice nos País das Maravilhas de Lewis Carroll, uma história que, como Westworld e LOST, trata de despertar e se adaptar a um novo lugar. LOST fez mais referências abstratas à criação de Carroll – pegando emprestado o subtítulo de um livro, “Através do Espelho”, para seu explosivo final da terceira temporada – enquanto Westworld está sendo mais explícita sobre a obra. Bernard (de Jeffrey Wright) lê uma passagem do livro para Dolores, na medida em que a própria Dolores, com seu figurino, nos remete à imagem de Alice com seu cabelo loiro, o vestido azul e seu espírito curioso.

westworld19

O Tempo não é o que parece

Esse ponto é um pouco mais especulativo quando falamos de Westworld, mas uma das principais teorias aponta que o Homem de Preto de Ed Harris e o William de Jimmi Simpson são a mesma pessoa e a série está mostrando suas histórias em linhas diferentes de tempo. Se isso se provar verdadeiro, será reminiscente da criativa manipulação do tempo que LOST usava para desenvolver sua trama. O mencionado episódio “Através do Espelho” de LOST lançou o público num turbilhão quando o que pensávamos ser flashbacks eram na verdade flash-forwards de sobreviventes fora da ilha. Será que Westworld está preparando algo similar?

westworld20

“O Incidente”

Em Westworld, descobrimos que o parque não registra nenhum incidente há 30 anos. Esse misterioso evento, possivelmente a última vez que um andróide chegou ao fim do labirinto, já está deixando loucos os fãs de teorias.  Um evento parecido, conhecido como “O Incidente”, foi fonte de grande foco em LOST. Nós sabíamos que algo ruim havia acontecido na ilha e provocado vários problemas relacionados à fertilidade, doença e eletromagnetismo. A revelação – de que uma bomba de hidrogênio foi detonada na ilha pelos protagonistas viajantes do tempo – foi uma das melhores de LOST. Torçamos, portanto, para que o tal incidente de Westworld seja revelado de uma maneira igualmente satisfatória.

westworld1

Westworld é exibida todo domingo às 23h pela HBO.

25 comments

  1. Lost foi boa nas 2 primeiras temporadas, depois desandou, acredito que o mesmo aconteça em Westworld se eles não encerrarem a série no seu devido tempo. Normalmente boas séries tem seu auge na 3 temporada, tendo que se encerra logo em seguida, senão acontece o que aconteceu com Lost, Dexter, How I meet your Mother, Homeland, etc que tiveram finais péssimos e decepcionantes. Um exemplo de série que se encerrou a tempo foi Breaking Bad.

  2. Concordo. Só um adendo: Lost foi excelente até a 3ª temporada. Depois virou um colosso gigantesco.

  3. Quantas comparações legais das duas séries. Mas é impossível ler algo de LOST e não lembrar que todo fã que se preze ia correndo ao dude news pra ler as análises e opiniões do Davi. Por onde anda ( escreve) o Davi atualmente? Abraço de um fã de lost e leitor seu das antigas. ;)

  4. Esse post está maravilhoso.
    As vezes penso que o homem de preto faz parte do primeiro incidente. Ele não poderia estar no futuro porque o pessoal da administração já viu ele nas câmeras.

  5. me arrepiei quando lembrei do “we have to go back” em “through the looking glass”. nenhuma série me dava aquela sensação de “explodir cabeças” como lost.

  6. Desde o começo está havendo um esforço concentrado aqui pra tornar Westworld “a nova Lost”. Bom, finalmente um post que assume. Acho cedo, é uma boa série, mas vamos esperar fechar esta temporada…
    Ah, e com tanto banner e pop-up de propaganda da HBO e Westworld pulando na tela a todo instante fica até difícil ler os posts.. sobre Westworld ;-) Vamos maneirar aí.

  7. curtindo seu comentário
    coleciono 1080p x265
    famoso custo beneficio kkkk

  8. Sim, e eu esperava esta resposta… não estou pedindo para cancelar os banners, mas moderar… a frequência e a forma com que aparecem quando se navega pelo site com um celular realmente atrapalha a leitura dos artigos.

  9. acompanho esse site há anos e se tem uma coisa que eu discordo muito é essa adoração pelo JJ Abrams. Gente, na boa, tem muita coisa melhor….eu entendo que vocês gostam do cara e tudo mais, mas todo mundo sabe que Lost perdeu o rumo depois da terceira temporada…E outra, essa parada de ficar criando mil “mistérios” (óbvios, sempre) e não resolver nada. Vi 3 epsódios, que pra mim são suficientes pra gostar ou não de uma série. A premissa é ótima, já o roteiro, puf. Pelo menos ainda temos aqueles flairs lindo azul piscante néam?

  10. Depende do ponto de vista de ter achado o final ruim ou nao. Pra mim, o final de Lost foi uma das coisas mais incriveis que ja vi. Muito dificil afirmar que lost teve um final ruim, pois foi a serie que mais divergiu opinioes quanto a isso. Mas conheço milhares de pessoas que tambem nao entenderam o final, e por isso nao gostaram, e quando explicamos e eles assistem de novo, eles assistem com uma nova otica, e adoram. E Homeland nao foi encerrada ainda.

  11. Entao, como disse num comentario la em cima, falar que todo mundo sabe que Lost perdeu o rumo, e muita gente rsrsrs. Isso depende da perspectiva de cada um. Eu simplesmente adorei a serie, e olha que nem assisti na epoca que ela era transmitida. Acredito que teria gostado mais ainda se tivesse acompanhado com aquele frenesi todo que foi essa serie. Sobre o final: Foi uma das coisas mais maravilhosas que assisti. Se ela tivesse perdido realmente o Rumo, como vc disse, ela nao seria tao lembrada e comentada ainda hj, e conquistando cada vez mais fas.

  12. Cada vez que falam no “labirinto” em Westworld me lembro da “escotilha” em Lost. Espero que não façam muitas temporadas , o ideal para mim são 4 temporadas, não gosto de enrolação. Por enquanto, Westworld tem me deixado curiosa e intrigada. Adoro saber das teorias que envolvem o misterioso parque temático. Como não conheço ninguém que esteja vendo esta série gosto de ler os comentários de vocês.

  13. Sim…na verdade a minha crítica é mais contra o JJ Abrams do que Lost em si. Eu entendo quem gostou e tudo bem, gosto é gosto né. Mas assim, eu acho que essa exaltação a JJ Abrams já tá demais. Stranger Things, por exemplo, é mil vezes melhor que qualquer coisa que JJ Abrams já fez. Mas meu foco aqui é roteiro (sou roteirista hehehehe) e infelizmente eu não consigo visualizar a “genialidade” desse cara.

  14. Stranger Things ????? Serio mesmo ? Stranger Things pra mim foi apenas ok. Uma serie legal pra assistir, quando nao se tem nada mais pra assistir. Ou seja, uma super 8, ou um Gonnies da vida. E me Desculpe, mas ela esta longe de ser um Lost, ou um Fringe da vida. Na verdade ela esta bem longe de ter a mesma importancia que essas duas series tiveram para a TV.

  15. Muito boa a serie, logo de cara a cena da Dolores acordando ja remete a LOST e reforça que eh uma obra do J.J. A produçao eh otima e o elenco estelar eh tao bom que faz crer que tera no maximo duas temporadas. -SPOILLER- Na narrativa do Willian achei estranho ele encontrar o Lawrence, agora chamado EL Razo, sendo que tinha acabado de ser doador para o Teddy.
    Fora LOST, a serie lembra Blade Runner pela tematica Free Android, tb pq nas duas series o nome do grande criador eh FORD. Presumo que nos dois casos uma homenagem ao FORD de Orwell em 1984, que por sua vez eh uma homenagem ao criador do engenho que literalmente eh o motor da industria mundial; o automovel.

  16. e por isso que não gosto de WW

    nem Lost eu gostei a partir da terceira temporada

    não caio mais nessas séries armadilhas que não significam nada no fim

  17. Um ponto que não vi ninguém falar e que os fãs de Lost tipo “ví todos os extras dos DVDs/Blurays” como eu devem ter notado é algo dito pelo próprio JJ Abrams e mostrado como “sketch” daquela série: o episódio piloto já deveria subverter a ordem das coisas, mostrando Jack como o claro protagonista, somente para mata-lo no final desse primeiro episódio (via monstro de fumaça), lançando o público de cara na vibe “que diabos está acontecendo?”
    A ideia inicial era ter Kate como a real protagonista, mas o público não aprovou/entendeu a morte de Jack nas exibições teste, então essa parte da trama foi alterada antes mesmo da estreia de Lost.
    O que nos leva a Westworld e seu episódio piloto onde isso quase que LITERALMENTE aconteceu: Teddy parecia ser o protagonista, um humano retornando ao parque e no último minuto: Bam, descobrimos que ele é um Anfitrião, ele morre pelas mãos de um “homem de preto” (referencia mais que óbvia a Lost) e ficamos com o primeiro “que diabos está acontecendo?” da série.
    JJ Abrams soube esperar pacientemente :)

  18. Lost foi um marco da televisão. Acabou se estendendo mais do que deveria, mas teve episódios geniais na quarta e até na quinta temporada. A sexta foi perda de tempo na maior parte, mas acabou de maneira digna e emocionante. Westworld pode crescer e melhorar ainda mais, porém ainda não entra em uma conversa sobre os melhores seriados de todos os tempos. Conversa essa que obrigatoriamente contém Lost.

  19. Ambas são otimas. Eu gostei de Lost e o final para mim foi “OK”, mas não destruiu a ideia da serie!.

Deixe um comentário