segunda-feira, abril 22 2024

netflixemmy

De acordo com o chefe de operações da empresa de vídeo Penthera, a Netflix está preparando uma aguardada função para a sua plataforma, que possibilitará a exibição de conteúdo offline. Segundo Dan Taitz, trata-se de “um segredo aberto na comunidade de streaming de vídeo”, tanto que o lançamento é esperado para acontecer ainda em 2016.

Vale lembrar que o CEO Reed Hastings havia dito lá atrás que seria algo que “nunca iria” acontecer, mas depois mudou o discurso para “vamos manter uma mente aberta” sobre disponibilizar conteúdo para acesso offline.

netflix

O que mudou, então? A necessidade. Com a expansão global da empresa, existem muitas áreas – especialmente em países em desenvolvimento – que uma conexão estável de qualidade com a Internet é escassa. Por isso, cria-se a necessidade de permitir essa funcionalidade na plataforma, de maneira a atingir mais assinantes.

Inicialmente, especula-se que a função estará imediatamente disponível apenas para os “Originals”, ou seja, programas em que a Netflix detém todos os direitos de distribuição de pode usá-los como quiser. Isso porque o direito autoral é algo limitado e cada conteúdo precisa ser necessariamente negociado para permitir a exibição offline, para que então ele apareça.

A ideia, então, é que no início apenas determinados títulos – os próprios e os que assim já foram negociados – poderão ser “baixados” no sistema e assistidos pelo usuário dentro do aplicativo da empresa, apenas. A Netflix também deverá ter um sistema rígido para impedir que o conteúdo baixado seja copiado e reproduzido de alguma forma fora da plataforma – algo que deve ser a maior preocupação da empresa.

A Netflix, claro, não comentou da possibilidade – nem negou.

2 comments

  1. Pode ser feito algo nos moldes da função offline do Spotify. As músicas ficam disponíveis apenas para serem executadas através do app. Vai ser interessante para levar em viagens para lugares onde se tem acesso limitado ou nenhum acesso à internet.

Deixe um comentário