O caminho natural das séries após o cancelamento é a morte certa ou, quem sabe, as chances de um revival ou reboot anos depois. O que antes era a exceção da exceção, agora está cada vez mais comum. Além de canais menores resgatando séries, temos agora serviços de streaming fazendo o mesmo, em especial a Netflix e o Hulu. Mas por que isso? Ora, se há grande interesse dos usuários por determinada produção, tá aí o motivo para investir e fazer mais.
É por isso que a gigante do streaming trouxe de volta séries como Arrested Development e Longmire, por exemplo, e co-produz Better Call Saul com a AMC devido ao estrondoso sucesso de Breaking Bad, que cresceu exponencialmente justamente graças à sua popularidade na plataforma.
Mas quais outras séries recentes driblaram o cancelamento? Vamos à lista?
Nashville
Cancelada pelo canal ABC e sem final na quarta temporada, a série musical estrelada por Connie Britton (Friday Night Lights) e Hayden Pannetiére (Heroes) foi resgatada pelo canal de música country CMT (tudo a ver) em parceria com o site de streaming Hulu. Isso aconteceu graças à mobilização que os fãs fizeram e que não passou despercebido pela emissora musical.
The Mindy Project
A comédia estrelada por Mindy Kailing (The Office) durou três temporadas no canal FOX. Cancelada devido à baixa audiência, o site Hulu a renovou para o quarto ano dias depois, o que indica que houve um acordo entre o canal e o serviço de streaming que é restrito aos EUA. Hulu já renovou a série para o quinto ano.
Longmire
O western moderno do canal A&E norte-americano estrelado por Katee Sackhoff (Battlestar Galactica) também durou somente três anos até ter o plugue puxado. Sem final, os produtores trataram de oferecer a série por aí e a Netflix – que retransmitia as temporadas anteriores – decidiu trazê-la de volta num acordo incomum, já que a Netflix não pode transmitir a série imediatamente em alguns países como o Brasil (aqui segue pelo A&E). A gigante do streaming recentemente renovou a produção para a quinta temporada.
Community
Seis temporadas já foram e só falta o filme para a profecia de Abed se concretizar, mas a trajetória de Community foi bastante turbulenta. Além de perder importantes membros do elenco ao longo dos anos – como Chevy Chase e Donald Glover – a comédia genial de Dan Harmon chegou ao fim na NBC no seu quinto ano. E quem veio socorrer? Hulu? Netflix? Comedy Central? Não. O site de buscas Yahoo! – que já não ia bem da grana – resolveu dar um up em sua plataforma de vídeos Yahoo! Screen e lançou a sexta temporada como original. Não deu certo. Apesar de ter completado a sexta temporada, a empresa perdeu muito dinheiro com a estratégia. O Yahoo! Screen, inclusive, faliu.
Unforgettable
Quem se esquece dessa? O drama investigativo estrelado por Poppy Montgomery também tem uma estratégia peculiar. Ela foi cancelada após a primeira temporada na CBS e depois descancelada. Rodou mais dois anos no canal e foi novamente cancelada após o terceiro ano. Aí o canal A&E – aquele que descartou Longmire acima – decidiu dar sobrevida ao drama na quarta temporada, para apenas cancelá-lo novamente. Sim, Unforgettable é uma das poucas séries que tem 3 cancelamentos e 2 “descancelamentos”.
Medium
É mais raro quando uma série cancelada é renovada por uma emissora de mesmo porte. Geralmente o caminho é TV aberta -> TV a Cabo ou TV Cabo -> Streaming. De TV aberta pra TV aberta é mais raro, pois a produção cancelada já provou que não funciona no horário nobre aberto. Isso não impediu, contudo, que o canal CBS resgatasse a série Medium, estrelada por Patricia Arquette (Boyhood), do cancelamento. Isso aconteceu porque os estúdios da CBS eram os responsáveis pela produção da série e tinham o direito de preferência. Foram 5 temporadas na NBC e duas na CBS.
24 Horas
A série originalmente estrelada por Kiefer Sutherland já atingiu o status de franquia, tal qual Star Trek e Stargate. Pra isso, o canal FOX a trouxe de volta para mais uma iteração – no tal formato limited series – apenas 4 anos depois de cancelá-la. Foram 12 episódios em vez dos usuais 24 na temporada intitulada Live Another Day. Não satisfeito, o canal decidiu fazer um reboot da atração, agora estrelado por Corey Hawkins e que se passará no mesmo universo em que Jack vive (o que permite que ele faça aparições). 24: Legacy estreará em 2017.
Futurama
A animação dos mesmos criadores de The Simpsons durou de 1999 a 2003 na FOX. Cancelada, suas reprises faziam tanto sucesso que ganhou especiais em DVD em 2008 e, logo depois, o canal Comedy Central decidiu resgatar a série para mais cinco temporadas. A atração foi novamente cancelada em 2013.
Jericho
Essa horrível série – uma daquelas que prometiam ser a “nova LOST” (época terrível para nós fãs de séries, que tivemos que aturar coisas como Flashforward, The Event, V…) foi um dos primeiros cases de como a mobilização através da Internet conseguiu mudar o destino de uma produção serializada. Ao final de seu primeiro ano, fãs insatisfeitos com o cancelamento começaram a mandar AMENDOINS para o canal CBS exigindo o retorno da atração, pois o personagem principal citava a palavra no último capítulo. A estratégia foi furada, pois quando retornou para o segundo ano, ninguém assistiu à série e ela foi novamente cancelada. E que fique assim.
Veronica Mars
Essa incrível série investigativa estrelada por Kristen Bell foi muito injustiçada, assim como seus fãs. Sobrevivente da fusão entre os canais UPN e The WB, que formou a The CW Network, o drama sofreu graças à intransigência de seu criador Rob Thomas (não é o vocalista de Matchbox 20) em dar um fim à atração no terceiro ano, que claramente era o seu último devido à baixa audiência. Sem final, a série ganhou a esperança de retorno em um curta que serviria de “pitch” para o quarto ano. Veronica Mars ficaria sem final, se não fosse o financiamento coletivo. Em 2014 a série ganhou um telefilme que deu uma espécie de “encerramento” para os marshmellows. (e eu pessoalmente agradeci Kristen Bell por isso).
Family Guy
Pouca gente sabe, mas a sagaz Family Guy é uma série sobrevivente do cancelamento. Durou três temporadas na FOX de 1999 a 2001 e foi sumariamente terminada até as bem-sucedidas reprises no Adult Swim trazerem ela de volta aos holofotes. Ela então retornou à TV em 2005 e continua aí firme e forte até hoje.
Arrested Development
Esta é outra série que teve uma conturbada trajetória que ainda está em construção. A comédia cult foi cancelada devido à baixa audiência, sim, mas por anos sobreviveu graças à paixão do pequeno público que a assistiu e insistia para que uma nova chance a ela fosse dada. Foi graças à Netflix que a série caiu nas graças de uma audiência maior, o que fez a gigante do streaming trazê-la de volta para a quarta temporada 10 anos após a sua estreia (que foi peculiar graças a problemas de agenda). Mas ela vai voltar pro quinto ano? Mitch Hurwitz me disse que sim em julho lá no TCA em Los Angeles.
The Killing
Essa série investigativa fez certo barulho no canal AMC quando estreou, mas frustrou a audiência por ter arrastado a resolução do seu principal mistério por duas temporadas. Ela então foi cancelada ao final do segundo ano, descancelada pelo próprio canal para a terceira e depois cancelada novamente. A Netflix então decidiu dar uma quarta temporada, que foi bem melhor que os anos anteriores e deu um fim digno à atração.
The Comeback
Até hoje ninguém entendeu direito o que aconteceu aqui. A série estrelada por Lisa Kudrow pós-Friends na HBO em 2004 era, sim, original e divertida, mas fez praticamente traço no Ibope americano quando foi exibida. Esquecida por anos e nunca mais repercutida por ninguém, a série milagrosamente voltou para uma boa, porém dispensável segunda temporada no mesmo canal e seguiu registrando baixos índices de audiência. Será que estavam com grana sobrando?
Heroes
A primeira temporada foi um estrondo e marcou a TV numa época em que novas narrativas estavam sendo experimentadas. Seus primeiros episódios foram até bons (o primeiro ano não é todo excelente, como muitos afirmam). Logo, a falta de talento de Tim Kring entrou em cena e tivemos mais três sofríveis temporadas até ela ser devidamente enterrada, para então voltar – sem absolutamente ninguém ter pedido por isso – ano passado. Heroes: Reborn foi outro fracasso porque, bem, continuou muito ruim como a original.
E aí, lembram de mais séries que voltaram dos mortos? Deixe aí nos comentários!
Jericho não era horrível…
Black Mirror, ué
Black Mirror nunca foi cancelada.
Arquivo X
Uma serie que foi cancelada e deveria voltar era “Revolution”! Era uma excelente serie, quando era nas segundas, ai a NBC transferiu a serie para as quintas e a serie perdeu audiência e saiu do ar, porem a segunda temporada estava ainda melhor (Ficou meio sem noção em alguns episodios , mais dava pra assistir)! Netflix deveria ter salvado a série…
Séries legais ele acha ruim e séries merdas ele acha bom.
Só não volta Friends…poxa.
Friday night lighs não foi cancelada pela nbc?
firefly, hannibal, helix, flesh, invasion, o exterminador cronicas de Sarah Connor, surface, teken, the event, the rive, the whispers, V,
canceladas bem que podia voltar dos mortos
Jerricho não era ruim, foi uma série ok, mas ruim nunca
e heroes é incrível, fiquei bem triste quando acabou, era muito boa, heroes reborn foi meio boring mesmo
Prison Break ficou faltando! Supergirl que quase foi cancelada, Cougar Town da Courteney Cox.
Jericho foi bem interessante, na verdade.
Jericho não era de toda ruim e a retomada até se justificava, para fechar pontas soltas que ficaram… Contudo, não tinha muito a se desenvolver mesmo…
Heroes era promissora demais, uma pena que não soube aproveitar as próprias possibilidades existentes no roteiro e se perdeu quando começou aquela confusão de viagens no tempo…
Helix, a primeira temporada foi boa até, mas a segunda, acho q eles viajaram demais. Te whispers deveria voltar mesmo
Cougar Town também passou por isso…
Mas Firefly teve continuidade com o filme, né?
Além das HQs.
HQs não sei
filme fico na mesma
Foi o q achei
Jericho não era ruim, vide a mobilização dos telespectadores. 1ª Temp é ótima.
Revolution teve um series finale decente em quadrinhos…
Taken ? Mas Taken foi concebida pra ser uma Minisserie.
Supergirl nunca teve perigo de ser cancelada. A CBS, sempre teve planos de mandar ela pro CW quando eles viram que os numeros nao estavam legais.
Buffy e Sabrina também passaram por essa situação, não?
Podiam descancelar Agent Carter.
Matem-me, mas eu estava adorando Forever. Acho que pelo menos uma 2 temporada, para darem uma acertada ou vermos que realmente estava arrastada ..Mas adorava o modo como eles interagiam com os eventos históricos…
Lembro que tinha uma série chamada the secret circle (acho que é esse o nome)
Eu achei a história até interessante.. Mas não passou da 1 temporada. Por que será?
prision break
Baixa audiência
Bem provável que esse povo nem tenha assistido Jericho, ela era bem legal, deve ser uma matéria traduzida
Bem que a Netflix podia investir em continuações em duas séries que prometiam: V e The Event. Era só dar mais uma temporada para cada uma e um final, eu já estaria satisfeito!
Também acho que Jericho não era horrível, eu gostava e ela teve um desfecho no final da segunda temporada!
Verônica Mars, ate hoje não me recuperei com o cancelamento da serie =(
Nunca vou me conformar com o cancelamento do Revolution, The Extant e The Whispers.. Ótimas séries que foram canceladas injustamente, essas sim deveriam voltar !!
Nunca vou me conformar com o cancelamento do Revolution, The Extant e The
Whispers.. Ótimas séries que foram canceladas injustamente, essas sim poderiam voltar !!
A nanotecnologia ia dominar tudo e a terceira temporada com certeza seria épica.. Pena que para muitos isso foi de mais e abandonaram a série que perdeu audiência.. Nunca vou me conformar com isso, NUNCA rs !!
A nanotecnologia ia dominar tudo e a terceira temporada com certeza
seria épica.. Pena que para muitos isso foi de mais e abandonaram a série.. Tive esperança da Netflix salvar mais não aconteceu. Muito triste até hoje com isso !!