FOTO: REPRODUçãO

Por: Bruno Carvalho

15 séries que retornaram das cinzas do cancelamento

uncancelled

O caminho natural das séries após o cancelamento é a morte certa ou, quem sabe, as chances de um revival ou reboot anos depois. O que antes era a exceção da exceção, agora está cada vez mais comum. Além de canais menores resgatando séries, temos agora serviços de streaming fazendo o mesmo, em especial a Netflix e o Hulu. Mas por que isso? Ora, se há grande interesse dos usuários por determinada produção, tá aí o motivo para investir e fazer mais.

É por isso que a gigante do streaming trouxe de volta séries como Arrested DevelopmentLongmire, por exemplo, e co-produz Better Call Saul com a AMC devido ao estrondoso sucesso de Breaking Bad, que cresceu exponencialmente justamente graças à sua popularidade na plataforma.

Mas quais outras séries recentes driblaram o cancelamento? Vamos à lista?

Nashville

Cancelada pelo canal ABC e sem final na quarta temporada, a série musical estrelada por Connie Britton (Friday Night Lights) e Hayden Pannetiére (Heroes) foi resgatada pelo canal de música country CMT (tudo a ver) em parceria com o site de streaming Hulu. Isso aconteceu graças à mobilização que os fãs fizeram e que não passou despercebido pela emissora musical.

nashville

The Mindy Project

A comédia estrelada por Mindy Kailing (The Office) durou três temporadas no canal FOX. Cancelada devido à baixa audiência, o site Hulu a renovou para o quarto ano dias depois, o que indica que houve um acordo entre o canal e o serviço de streaming que é restrito aos EUA. Hulu já renovou a série para o quinto ano.

mindy project

Longmire

O western moderno do canal A&E norte-americano  estrelado por Katee Sackhoff (Battlestar Galactica) também durou somente três anos até ter o plugue puxado. Sem final, os produtores trataram de oferecer a série por aí e a Netflix – que retransmitia as temporadas anteriores – decidiu trazê-la de volta num acordo incomum, já que a Netflix não pode transmitir a série imediatamente em alguns países como o Brasil (aqui segue pelo A&E). A gigante do streaming recentemente renovou a produção para a quinta temporada.

longmire

Community

Seis temporadas já foram e só falta o filme para a profecia de Abed se concretizar, mas a trajetória de Community foi bastante turbulenta. Além de perder importantes membros do elenco ao longo dos anos – como Chevy Chase e Donald Glover – a comédia genial de Dan Harmon chegou ao fim na NBC no seu quinto ano. E quem veio socorrer? Hulu? Netflix? Comedy Central? Não. O site de buscas Yahoo! – que já não ia bem da grana – resolveu dar um up em sua plataforma de vídeos Yahoo! Screen e lançou a sexta temporada como original. Não deu certo. Apesar de ter completado a sexta temporada, a empresa perdeu muito dinheiro com a estratégia. O Yahoo! Screen, inclusive, faliu.

communityyahoo

Unforgettable

Quem se esquece dessa? O drama investigativo estrelado por Poppy Montgomery também tem uma estratégia peculiar. Ela foi cancelada após a primeira temporada na CBS e depois descancelada. Rodou mais dois anos no canal e foi novamente cancelada após o terceiro ano. Aí o canal A&E – aquele que descartou Longmire acima – decidiu dar sobrevida ao drama na quarta temporada, para apenas cancelá-lo novamente. Sim, Unforgettable é uma das poucas séries que tem 3 cancelamentos e 2 “descancelamentos”.

unforgettable

Medium

É mais raro quando uma série cancelada é renovada por uma emissora de mesmo porte. Geralmente o caminho é TV aberta -> TV a Cabo ou TV Cabo -> Streaming. De TV aberta pra TV aberta é mais raro, pois a produção cancelada já provou que não funciona no horário nobre aberto. Isso não impediu, contudo, que o canal CBS resgatasse a série Medium, estrelada por Patricia Arquette (Boyhood), do cancelamento. Isso aconteceu porque os estúdios da CBS eram os responsáveis pela produção da série e tinham o direito de preferência. Foram 5 temporadas na NBC e duas na CBS.

patriciaarquette

24 Horas

A série originalmente estrelada por Kiefer Sutherland já atingiu o status de franquia, tal qual Star TrekStargate. Pra isso, o canal FOX a trouxe de volta para mais uma iteração – no tal formato limited series – apenas 4 anos depois de cancelá-la. Foram 12 episódios em vez dos usuais 24 na temporada intitulada Live Another Day. Não satisfeito, o canal decidiu fazer um reboot da atração, agora estrelado por Corey Hawkins e que se passará no mesmo universo em que Jack vive (o que permite que ele faça aparições). 24: Legacy estreará em 2017.

24-live-another-day-finale-ratings

Futurama

A animação dos mesmos criadores de The Simpsons durou de 1999 a 2003 na FOX. Cancelada, suas reprises faziam tanto sucesso que ganhou especiais em DVD em 2008 e, logo depois, o canal Comedy Central decidiu resgatar a série para mais cinco temporadas. A atração foi novamente cancelada em 2013.

futurama

Jericho

Essa horrível série – uma daquelas que prometiam ser a “nova LOST” (época terrível para nós fãs de séries, que tivemos que aturar coisas como FlashforwardThe EventV…) foi um dos primeiros cases de como a mobilização através da Internet conseguiu mudar o destino de uma produção serializada. Ao final de seu primeiro ano, fãs insatisfeitos com o cancelamento começaram a mandar AMENDOINS para o canal CBS exigindo o retorno da atração, pois o personagem principal citava a palavra no último capítulo. A estratégia foi furada, pois quando retornou para o segundo ano, ninguém assistiu à série e ela foi novamente cancelada. E que fique assim.

jericho

Veronica Mars

Essa incrível série investigativa estrelada por Kristen Bell foi muito injustiçada, assim como seus fãs. Sobrevivente da fusão entre os canais UPN e The WB, que formou a The CW Network, o drama sofreu graças à intransigência de seu criador Rob Thomas (não é o vocalista de Matchbox 20) em dar um fim à atração no terceiro ano, que claramente era o seu último devido à baixa audiência. Sem final, a série ganhou a esperança de retorno em um curta que serviria de “pitch” para o quarto ano. Veronica Mars ficaria sem final, se não fosse o financiamento coletivo. Em 2014 a série ganhou um telefilme que deu uma espécie de “encerramento” para os marshmellows. (e eu pessoalmente agradeci Kristen Bell por isso).

veronicamars

Family Guy

Pouca gente sabe, mas a sagaz Family Guy é uma série sobrevivente do cancelamento. Durou três temporadas na FOX de 1999 a 2001 e foi sumariamente terminada até as bem-sucedidas reprises no Adult Swim trazerem ela de volta aos holofotes. Ela então retornou à TV em 2005 e continua aí firme e forte até hoje.

familyguy

Arrested Development

Esta é outra série que teve uma conturbada trajetória que ainda está em construção. A comédia cult foi cancelada devido à baixa audiência, sim, mas por anos sobreviveu graças à paixão do pequeno público que a assistiu e insistia para que uma nova chance a ela fosse dada. Foi graças à Netflix que a série caiu nas graças de uma audiência maior, o que fez a gigante do streaming trazê-la de volta para a quarta temporada 10 anos após a sua estreia (que foi peculiar graças a problemas de agenda). Mas ela vai voltar pro quinto ano? Mitch Hurwitz me disse que sim em julho lá no TCA em Los Angeles.

arrestedFOTO: NETFLIX

The Killing

Essa série investigativa fez certo barulho no canal AMC quando estreou, mas frustrou a audiência por ter arrastado a resolução do seu principal mistério por duas temporadas. Ela então foi cancelada ao final do segundo ano, descancelada pelo próprio canal para a terceira e depois cancelada novamente. A Netflix então decidiu dar uma quarta temporada, que foi bem melhor que os anos anteriores e deu um fim digno à atração.

thekilling4temporada

The Comeback

Até hoje ninguém entendeu direito o que aconteceu aqui. A série estrelada por Lisa Kudrow pós-Friends na HBO em 2004 era, sim, original e divertida, mas fez praticamente traço no Ibope americano quando foi exibida. Esquecida por anos e nunca mais repercutida por ninguém, a série milagrosamente voltou para uma boa, porém dispensável segunda temporada no mesmo canal e seguiu registrando baixos índices de audiência. Será que estavam com grana sobrando?

thecomeback

Heroes

A primeira temporada foi um estrondo e marcou a TV numa época em que novas narrativas estavam sendo experimentadas. Seus primeiros episódios foram até bons (o primeiro ano não é todo excelente, como muitos afirmam). Logo, a falta de talento de Tim Kring entrou em cena e tivemos mais três sofríveis temporadas até ela ser devidamente enterrada, para então voltar – sem absolutamente ninguém ter pedido por isso – ano passado. Heroes: Reborn foi outro fracasso porque, bem, continuou muito ruim como a original.

mohinderheroes

E aí, lembram de mais séries que voltaram dos mortos? Deixe aí nos comentários!

35 respostas para “15 séries que retornaram das cinzas do cancelamento”

  1. ricardo disse:

    Jericho não era horrível…

  2. Lenon disse:

    Black Mirror, ué

  3. Black Mirror nunca foi cancelada.

  4. Guto disse:

    Arquivo X

  5. Felipe Marques disse:

    Uma serie que foi cancelada e deveria voltar era “Revolution”! Era uma excelente serie, quando era nas segundas, ai a NBC transferiu a serie para as quintas e a serie perdeu audiência e saiu do ar, porem a segunda temporada estava ainda melhor (Ficou meio sem noção em alguns episodios , mais dava pra assistir)! Netflix deveria ter salvado a série…

  6. Thiago Zod disse:

    Séries legais ele acha ruim e séries merdas ele acha bom.

  7. Dinha disse:

    Só não volta Friends…poxa.

  8. Guilherme disse:

    Friday night lighs não foi cancelada pela nbc?

  9. Leonardo Damaso disse:

    firefly, hannibal, helix, flesh, invasion, o exterminador cronicas de Sarah Connor, surface, teken, the event, the rive, the whispers, V,
    canceladas bem que podia voltar dos mortos

  10. Pulga Thaís disse:

    Jerricho não era ruim, foi uma série ok, mas ruim nunca
    e heroes é incrível, fiquei bem triste quando acabou, era muito boa, heroes reborn foi meio boring mesmo

  11. Bruno Xavier disse:

    Prison Break ficou faltando! Supergirl que quase foi cancelada, Cougar Town da Courteney Cox.

  12. sinestrao disse:

    Jericho foi bem interessante, na verdade.

  13. Adolfo Brás Sunderhus Filho disse:

    Jericho não era de toda ruim e a retomada até se justificava, para fechar pontas soltas que ficaram… Contudo, não tinha muito a se desenvolver mesmo…

    Heroes era promissora demais, uma pena que não soube aproveitar as próprias possibilidades existentes no roteiro e se perdeu quando começou aquela confusão de viagens no tempo…

  14. Osmar disse:

    Helix, a primeira temporada foi boa até, mas a segunda, acho q eles viajaram demais. Te whispers deveria voltar mesmo

  15. Pablo disse:

    Cougar Town também passou por isso…

  16. Yuri Vianna disse:

    Mas Firefly teve continuidade com o filme, né?
    Além das HQs.

  17. Leonardo Damaso disse:

    HQs não sei
    filme fico na mesma
    Foi o q achei

  18. mara cecilio disse:

    Jericho não era ruim, vide a mobilização dos telespectadores. 1ª Temp é ótima.

  19. André Rocha disse:

    Revolution teve um series finale decente em quadrinhos…

  20. vinland disse:

    Taken ? Mas Taken foi concebida pra ser uma Minisserie.

  21. vinland disse:

    Supergirl nunca teve perigo de ser cancelada. A CBS, sempre teve planos de mandar ela pro CW quando eles viram que os numeros nao estavam legais.

  22. Kaiodn disse:

    Buffy e Sabrina também passaram por essa situação, não?

  23. Marcos Carvalho disse:

    Podiam descancelar Agent Carter.

  24. Michela Roberta Caldeira Gusmã disse:

    Matem-me, mas eu estava adorando Forever. Acho que pelo menos uma 2 temporada, para darem uma acertada ou vermos que realmente estava arrastada ..Mas adorava o modo como eles interagiam com os eventos históricos…

  25. Welton Bueno disse:

    Lembro que tinha uma série chamada the secret circle (acho que é esse o nome)
    Eu achei a história até interessante.. Mas não passou da 1 temporada. Por que será?

  26. Rocco Netto disse:

    prision break

  27. Felipe Marques disse:

    Baixa audiência

  28. Luizhsc Skywalker disse:

    Bem provável que esse povo nem tenha assistido Jericho, ela era bem legal, deve ser uma matéria traduzida

  29. Greg William disse:

    Bem que a Netflix podia investir em continuações em duas séries que prometiam: V e The Event. Era só dar mais uma temporada para cada uma e um final, eu já estaria satisfeito!

  30. Greg William disse:

    Também acho que Jericho não era horrível, eu gostava e ela teve um desfecho no final da segunda temporada!

  31. Jullianni Brustolin Pezenti Ch disse:

    Verônica Mars, ate hoje não me recuperei com o cancelamento da serie =(

  32. Eduardo Lima disse:

    Nunca vou me conformar com o cancelamento do Revolution, The Extant e The Whispers.. Ótimas séries que foram canceladas injustamente, essas sim deveriam voltar !!

  33. Eduardo Lima disse:

    Nunca vou me conformar com o cancelamento do Revolution, The Extant e The
    Whispers.. Ótimas séries que foram canceladas injustamente, essas sim poderiam voltar !!

  34. Eduardo Lima disse:

    A nanotecnologia ia dominar tudo e a terceira temporada com certeza seria épica.. Pena que para muitos isso foi de mais e abandonaram a série que perdeu audiência.. Nunca vou me conformar com isso, NUNCA rs !!

  35. Eduardo Lima disse:

    A nanotecnologia ia dominar tudo e a terceira temporada com certeza
    seria épica.. Pena que para muitos isso foi de mais e abandonaram a série.. Tive esperança da Netflix salvar mais não aconteceu. Muito triste até hoje com isso !!

Deixe uma resposta

ss