Em outubro a HBO comemorou 25 anos de sua presença na América Latina. De fato, desde os primórdios da TV a cabo no Brasil, ainda em teste nas praças de Campinas e BH, o canal já marcava presença. De lá pra cá muita coisa mudou, especialmente a produção de séries originais que vieram a moldar a forma como se faz conteúdo premium na TV.
Mas por que essa marca “premium“? Assinados individualmente, a HBO – e os canais do grupo que incluem o Max – não possuem comerciais e, além de exibirem filmes como a 2ª janela após o cinema, produzem suas séries próprias originais que povoaram e povoam nosso imaginário: Família Soprano, Six Feet Under, Curb Your Enthusiasm, The Newsroom, Amor Imenso, True Blood, Entourage, True Detective, Alice, Mandrake, Game of Thrones, Veep, Westworld…
Além disso o canal também traz ao Brasil séries de outros canais que não existem por aqui, como é o caso do Showtime (que já chegou a dividir o line-up também no começo da TV a cabo brasileira): Mad Men, Penny Dreadful, Masters of Sex, House of Lies, Ray Donovan e muitas outras produções também.
Esse foi um canal essencial pra minha “formação” como fã e crítico de séries, tão importante como o Sony, Warner e o finado The Superstation (alguém lembra desse?). Lembro exatamente quando, nos idos dos anos 90, a NET parou de veicular o canal e fui obrigado a mudar para a Directv (péssima escolha) e depois para uma operadora local em MG, tudo pra não ficar sem séries.
Você é um grande fã das produções HBO? O canal mandou a lista abaixo, conta aí com quantas você se identifica:
- Você liga para outro fã quando o episódio da sua série preferida termina para comentar o que aconteceu.
- Você se fantasia de um personagem de Game of Thrones para ir a uma festa, mesmo que não seja Halloween.
- Você se esconde no banheiro de casa, do escritório ou da escola para ver episódios da sua série preferida sem ser interrompido.
- Você inventa pretextos para evitar compromissos no domingo e ficar em casa curtindo a #DomingueiraHBO.
- Você planejou as férias para conhecer locações das suas séries preferidas.
- Você sabe o significado da expressão “Valar Morghoulis”
- Em uma situação amorosa em que não via saída você se sentiu o protagonista de Amor Imenso.
- Quando você anda pela rua com os seus amigos se sente como se fizesse parte de Entourage.
- Quando você vê a estática da televisão, acha que vai aparecer o logo da HBO.
- Sua família é tão problemática quanto a de uma que é dona de uma funerária como em Six Feet Under.
- Para você o inverno está sempre chegando.
- Você sabe que existem salas de cinema, mas não consegue se lembrar da última vez que foi a uma. Diante da enorme lista de filmes disponíveis ao seu alcance, você simplesmente faz pipoca em casa.
- Game of Thrones fez você chorar pelo menos mil vezes.
- Você sempre sonhou em ser mordido por um vampiro (ou vampira) de True Blood.
- E, depois de achar que estava imune à morte de um personagem, não conseguiu esconder o alívio quando Jon Snow voltou à vida!
- Você quer se livrar das pessoas irritantes enviando-as para a Muralha.
- Você pergunta a cada pessoa que encontra: Você viu The Night Of?
- Você sabe que o segurança em Westworld é o terceiro dos irmãos Hemsworth.
- A HBO GO é a sua página inicial.
- As cenas de nudez na tela da sua televisão não te impressionam mais. Na verdade, quando assiste a programas em outras redes, você se pergunta por que ninguém está nu.
- Quando um novo episódio do seu programa favorito da HBO foi exibido, mas você ainda não viu, você sente os seguintes sintomas: ansiedade, impaciência, mau humor e incapacidade de se concentrar nas suas responsabilidades diárias…
- Se alguém envia um spoiler desse episódio, você pode ficar totalmente agressivo.
- Você sabe mais sobre as perspectivas políticas da Presidente Selina Meyer do que sobre as eleições reais.
- O som de estática antes do início de cada programa da HBO provoca uma reação condicionada: você se instala imediatamente no sofá e emite um suspiro de alívio ao saber que está prestes a ver entretenimento de alta qualidade.
- Você sempre chora com essa cena: