quarta-feira, abril 24 2024

Fotos: Divulgação/HBO Ole Originals

O arquiteto Fabián Danubio (Joaquín Furriel) enfrenta uma grande tragédia em sua vida. Como tantas famílias ao redor do mundo, ele vive o drama de não saber onde está sua filha Moira, que sumiu em Buenos Aires sem deixar pistas. Obcecado, ele passará seus próximos anos numa busca desesperada pela garota, já que nem os policiais conseguem encontrar respostas para este sumiço inexplicável.

Essa é a trama da nova e eletrizante produção da HBO Latin America Originals, O Jardim de Bronze, que levou a empresa de volta à Argentina, palco da excelente Epitáfios, para trazer à tela esta adaptação do livro El Jardín de Bronce, do autor Gustavo Malajovich.

Com oito episódios em sua primeira temporada, a produção estreia no dia 25 de junho (domingo) às 21h na HBO, mas os assinantes poderão conferir ao primeiro episódio antes da estreia na TV a partir desta sexta, dia 23, na HBO GO.

No drama acompanharemos diversas linhas investigativas que se fundem com a paisagem urbana de Buenos Aires, criando uma atmosfera de mistério e suspense. A série retratará o processo de dor, perda, esperança e desespero vivido por Fábio e seus familiares em busca qualquer vestígio que leve ao paradeiro da menina.

O Jardim do Bronze pode até ter uma história fictícia, mas está longe de ser irreal. Tal qual acontece com a garotinha Moira na série, outros casos de desaparecimentos já intrigaram e continuam a intrigar o mundo, mesmo após décadas de investigação.

Até hoje, alguns desses sumiços seguem sem nenhuma resposta concreta do que poderia ter acontecido com as pessoas desaparecidas. Um dos grandes nomes do século XX, Amelia Earhart desapareceu em circunstâncias misteriosas enquanto pilotava. Com apenas 39 anos, a escritora, estilista, professora e pioneira da aviação Amelia Earhart simplesmente sumiu com seu avião ao tentar um voo de volta ao mundo. Embora existam inúmeras teorias quanto ao caso, ninguém tem certeza do que realmente aconteceu em julho de 1937, o que resultou na mais cara busca na história dos Estados Unidos.

Caso similar envolvendo crianças aconteceu com a família Sodder. Na véspera do Natal em 1945, cinco dos dez filhos ficaram acordados até tarde, enquanto seus pais e outros irmãos foram para a cama. Pouco depois da meia-noite, a casa estava em chamas e os pais e irmãos que escaparam acreditavam que as crianças que ficaram acordadas não conseguiram escapar e morreram no incêndio. Anos depois, em 1968, os pais receberam a foto de um jovem pelo correio e, na parte de trás, estava escrito o nome “Louis Sodder”, um dos filhos sumidos. Até hoje, ninguém sabe ao certo o que aconteceu com as cinco crianças Sodder.

Sumiços de crianças chocam e arruinam famílias ao redor do mundo. Tanto que nos EUA e em diversas localidades, crianças desaparecidas estampam caixas de leite, algo que praticamente todas as famílias vêm diariamente.

Isso virou uma prática a partir de 1980. Em 1979, o garoto Etan Patz recebeu dos pais um dólar para pegar um ônibus e almoçar, mas nunca chegou em seu destino. Seu rosto foi um dos primeiros exibidos em caixas de leite por todos os EUA e somente este ano que o responsável por seu sumiço e morte, Pedro Hernandez, foi sentenciado depois de dois julgamentos. Seus advogados, contudo, apelaram da sentença, alegando que Hernandez é apenas um doente mental que inventou a história de sequestro do garotinho.

O que terá acontecido com Moira em O Jardim de Bronze? O drama promete explorar a história não apenas nas cruciais 72 horas após o desaparecimento, mas também ao longo de vários anos, criando um universo perturbador em que o pai Fabián terá que se reinventar para enfrentar essa realidade que virou um longo e interminável pesadelo.

Acompanhe essa intrigante história na HBO todos os domingos às 21h, com capítulos disponíveis simultaneamente na HBO GO!

2 comments

  1. a bola da vez são os dramas da vida
    a diferença que tudo na HBO e chik

  2. Imagino que o livro seja anterior à série da BBC One, mas achei a trama bem parecida com a de The Missing (2014). Existe alguma relação entre as duas?

Deixe um comentário