sexta-feira, abril 19 2024

Foto: Netflix

Cidade do México – Durante o painel “Vive Netflix” aqui no México, o VP de Produtos Todd Yellin anunciou uma grande mudança no algoritmo da Netflix, ou seja, a “fórmula” matemática que determina o que o usuário provavelmente vai gostar de assistir de acordo com a análise de seu consumo. Anteriormente, o código era customizado para diversas regiões do mundo. Mas depois de estudos, eles viram que a geografia não mais importa:

Foto: Ligado em Série

“Tínhamos um código para EUA, América Latina, Europa Ocidental, Oriental etc. Mas a gente viu que isso não funcionava tão bem. Agora o algoritmo é o mesmo pra todo o mundo, então ele analisa o comportamento individual do assinante e cria uma tela totalmente customizada com os títulos que o algoritmo entende que ele prefere. Sabemos quais séries ou filmes o usuário assistiu 5 minutos e parou “

Yellin contou que em cada sessão o usuário faz uma busca entre uma média de 20 a 40 títulos, então eles precisam ter certeza que esse conteúdo esteja “no topo”  da página do usuário. Como o que uma pessoa vê pode ser diametralmente oposta do que o que o vizinho dela vê, a ideia de um algoritmo global funciona melhor do que um localizado por países.

“Gosto é algo muito pessoal. Eu posso ter o mesmo gosto que alguém em São Paulo ou em Seoul, então o algoritmo tem que ser o mesmo pro mundo todo, pois vimos que o gosto independe da localidade.”

Ele também contou um dado muito interessante. Sabe qual é o principal fator que leva um usuário a escolher um título? Segundo Yellin não é o ator, diretor, gênero ou algo do tipo, e sim a IMAGEM de capa que é destacada. As pessoas realmente julgam o livro pela capa e a Netflix está ciente disso, tanto que ela cria diversas imagens para seus produtos originais e que rotacionam de tempos em tempos. Em 2016 eles testaram imagens pra cada PAÍS:

Foto: Ligado em Série

Agora, porém, as imagens serão customizadas para CADA usuário. O motivo? Atrair, por exemplo, um fã de terror com um cartaz mais sombrio de uma série como Narcos. Já fãs de títulos mais dramáticos ou de romance verão outra imagem, com um casal por exemplo.

Foto: Ligado em Série

Assim, um fã de comédia vai ver uma imagem mais cômica. No caso de Demolidor acima, inclui o personagem Foggy, que costuma ser o alívio cômico da série. Veja alguns exemplos de como ficará o de Narcos:

Foto: Ligado em Série

Com isso a Netflix pretende conferir uma experiência mais customizada para seu usuário, utilizando os dados da própria plataforma em prol do consumo de seus títulos. Resta saber se isso vai converter fãs de outros gêneros, pois Narcos, por exemplo, não é uma série romântica e Demolidor, na maior parte do tempo, não é engraçada.

Ligado viajou ao México a convite da Netflix.

2 comments

  1. a mudança da imagem pra induzir o assinante a assistir ao mesmo tempo que bom para eles, é um baita click baint para o consumidor. kk.

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