quinta-feira, abril 18 2024

[texto com leves spoilers que não revelam nenhuma reviravolta importante] A “maldição” da 2ª temporada é algo que pega muitas séries que começam chutando a porta e esse era um receio de todo mundo quando o assunto é Stranger Things. Afinal, como os irmãos Duffer fariam para superar expectativas de uma das melhores estreias de 2016 intacta?

Pois se depender dos quatro primeiros episódios (de nove) que a Netflix nos enviou para avaliação, a sensação que ficou é que o drama sobrenatural oitentista soube, ao mesmo tempo, manter a sua aura e evitar ser uma mera repetição do que já vimos. Não que os elementos que nos fizeram apaixonar pela primeira temporada não estejam lá, pois estão: a vibe nostálgica, as referências inteligentes a filmes cult da rica década (o que eles fizeram com Ghostbusters é genial) e, é claro, muito suspense e mistério.

Mais madura, assim como os protagonistas, Stranger Things retorna no ano de 1984, quase um ano após os eventos do final da temporada inicial. A cidade de Hawkins aparentemente vive uma vida normal, mas Mike, Dustin, Lucas e Will, assim como o de todos os que os cercam, continuam marcados e profundamente impactados pelos eventos, especialmente este último.

O mistério começa de vez quando Will Buyers segue tendo visões apavorantes do Mundo Invertido, que são examinadas pelo novo encarregado do laboratório de Hawkins, o Dr. Owens, vivido pelo excelente Paul Reiser (Mad About You). Menos assustador e mais “amável” que seu antecessor, o Dr. Martin Brenner (Matthew Modine), o cientista apresenta uma calma inquietante, especialmente quando se mostra confiável e calmo.

Outra presença constante na série é a de Barb que, mesmo ainda desaparecida, ganha sobrevida graças à investigação paralela de Jonathan Buyers e Nancy Wheeler conduzem, pois ainda se sentem culpados pela suposta morte da colega. A 2ª temporada também traz novos personagens, incluindo a misteriosa garota Max (Sadie Sink) que mexe especialmente com Dustin e Lucas, além do engraçado e simpático novo namorado de Joyce, Bob Newby (Sean Astin, de Os Goonies).

E Eleven? Bem, ela está de volta, mas em circunstâncias bem interessantes (que a Netflix pediu para não revelarmos no texto prévio) e com direito a diversos flashbacks que mostram o que de fato aconteceu com a menina no último ano que se passou. Millie Bobby Brown, inclusive, segue se revelando como uma intérprete versátil, mantendo a intensidade que já conhecemos e demonstrando uma segurança em tela que é de invejar atores mais experientes. E sim, ela agora tem mais falas.

Quem também ganha um protagonismo maior é o resignado detetive Jim Hopper. Ciente do que realmente aconteceu na cidade, ele luta para manter a calma, enquanto percebe que algo “grandioso” e potencialmente perigoso está por vir.

De fato, Stranger Things está bem maior nesta temporada, seja em número de episódios (um a mais que na anterior), como na escala das ameaças apresentadas (sim, falo daquele mega “monstro” que vimos nos trailers), cuja natureza real ainda é desconhecida.

Isso significa que o Demogorgon foi de vez embora? Bom, sem revelar muitos detalhes, posso dizer que “sim” e “não” ao mesmo tempo, já que a série parece (e eu digo parece porque preciso ver mais pra saber) ter encontrado uma brilhante forma de reintroduzí-lo na série, com uma bela reviravolta.

Exibindo um apuro visual ainda mais elaborado, inclusive nos efeitos digitais, é já certo dizer que Stranger Things trará uma temporada grandiosa e ambiciosa, evidenciando que os irmãos Duffer merecem ainda mais atenção de Hollywood. A crítica da temporada completa sai no próximo final de semana, mas já estou pra lá de animado!

Até aqui, gostei muito do que vi e acho que vocês vão curtir também!

https://www.youtube.com/watch?v=Tqdw_GITLAY

Stranger Things retorna dia 27 de outubro, sexta-feira, na Netflix.

2 comments

  1. Também estou ansioso.Entretanto, sem querer deixar de ser chato, acredito que há um equívoco no final do texto.No final to texto afirma que “A crítica da primeira temporada completa sai no próximo final de semana”. Acredito que seja a critica da SEGUNDA temporada.

    Abs

  2. Hei!
    A respeito da barb, achei que tinha ficado claro que o dermogorgon tinha matado ela na última temp pra nancy. A investigação da Nancy e do jonathan é sobre isso? Ou tem algumas reviravoltas que envolvem outras coisas?

Deixe um comentário