quinta-feira, março 28 2024

Christopher Eccleston (The Leftovers) protagonizou a primeira temporada do revival de Doctor Who em 2005, mas após isso nunca mais retornou para a série. No decorrer dos anos, Eccleston declarou em diversas entrevistas que sofreu uma péssima experiência nos bastidores das gravações, e mais recentemente, afirmou que foi boicotado pela BBC e que nunca mais trabalharia com o showrunner Russell T. Davies.

Em 2013, o então showrunner de Doctor Who, Steven Moffat (Sherlock) inicialmente escreveu o roteiro do especial de 50 anos, The Day of the Doctor, com a presença do Nono Doutor, além do Décimo e 11º Doutor, interpretados respectivamente por David Tennant (Jessica Jones) e Matt Smith (The Crown). Na concepção de Moffat, o Nono Doutor teria sido o responsável pela destruição de Gallifrey e o fim da Guerra do Tempo. Mas quando Eccleston se recusou a retornar, Moffat se viu dentro de um impasse: se recusando a aceitar a ideia do Oitavo Doutor (Paul McGann, Luther) ter sido capaz de um ato tão controverso, Moffat contornou o problema criando um Doutor alternativo entre os dois citados, o War Doctor (John Hurt, Alien e O Homem Elefante).

Cinco anos depois, Moffat decidiu finalmente revelar ao público como o episódio teria sido, caso Eccleston tivesse retornado. O showrunner divulgou o roteiro de uma cena do especial, na qual o Nono Doutor encontra o Momento, em um trecho de A Second Target For Tommy, um livro lançado pelos amigos e colegas do autor Tommy Donvaband para ajudá-lo na sua luta contra o câncer.

De acordo com o site Radio Times, a cena é situada na fazenda onde o Doutor passou sua infância (embora Moffat esclareça no livro que a origem da fazenda seria bem diferente) e o Momento não teria o rosto de Rose Tyler (Billie Pipper, Penny Dreadful). O Nono Doutor está prestes a apertar o botão quando o Momento aparece. Ele inicialmente tenta convencê-la a ir embora, antes da conversa terminar com uma piada envolvendo o tamanho de suas orelhas. Por enquanto, a única maneira de ler a cena na íntegra é comprando o livro na web.

Doctor Who retornará no segundo semestre de 2018, com Jodie Whittaker (Broadchurch) como a primeira encarnação feminina do Doutor. A versão finalizada da cena mencionada pode ser assistida aqui:

Deixe um comentário