FOTO: HISTORY CHANNEL

Por: Bruno Carvalho

History apresenta a minissérie Segredos de Guerra

Na semana em que é celebrado o 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, o History estreia a produção original Segredos de Guerra (Secretos de Guerra), série documental que apresenta os acontecimentos mais importantes e fatos desconhecidos sobre a participação do Brasil, México, Argentina, Chile, Peru, Cuba e demais países da América Latina no conflito bélico. As histórias apresentadas são divididas em quatro eixos temáticos: espionagem, diplomacia, economia e atuação na frente de batalha, em exibição toda sexta às 21h30.

Segredos de Guerra combina agilidade narrativa com rigor histórico e reconta os diferentes momentos da guerra, entre os anos 1938 e 1945, além dos períodos pré e pós-guerra, e seu impacto na região. Da importância da Força Expedicionária Brasileira (FEB), passando pelo esquadrão de aviação mexicano, os Águias Astecas, até a rede de espionagem nazista na Argentina.

Cada episódio de Segredos de Guerra traz material histórico de época, imagens de arquivo, recriações ficcionais e depoimentos de historiadores, pesquisadores, analistas políticos, jornalistas e ex-combatentes, reforçados pelo historiador mexicano Alejandro Rosas, que ajudará a entender melhor o envolvimento dos países latino-americanos no confronto bélico mais importante do século XX. O ator mexicano Juan Pablo Medina (A Casa das Flores) é o narrador da produção.

Alguns segredos de guerra incluem a espiã alemã que flertou com Cantinflas, no México; os mapas falsos encontrados na Argentina em plena Guerra Fria; experimentos genéticos nazistas no Brasil, realizados por Joseph Mengele; a invasão de japoneses ao Peru depois do ataque a Pearl Harbor; a venda do petróleo mexicano ao Terceiro Reich; a filmagem de uma propaganda pelo cineasta Orson Welles no Brasil; e a política de boa vizinhança de Walt Disney, então embaixador diplomático dos Estados Unidos.

A docussérie também aborda a história dos pilotos nazistas da Luftwaffe que secretamente imigraram para a Colômbia e fundaram a companhia aérea Scadta (que mais tarde se tornaria a Avianca), o conflito naval entre britânicos e alemães, que ficou conhecido como a Batalha do Rio da Prata, as conspirações sobre a morte de Carlos Gardel, entre outros segredos.

Os comentários estão desativados.

ss