sexta-feira, abril 26 2024

Quando se trata de formatos populares de programas de TV, nada supera as séries sobre medicina. De fato, a profissão na área médica se presta perfeitamente ao drama e isso pode ser inspirador para quem deseja fazer a faculdade de medicina ou até para quem já ingressou no curso.

Esta disputada profissão, que faz com que os estudantes a busquem até no exterior – a exemplo de muitos brasileiros que saem do país para estudar medicina na Argentina – e com bastante status, além de despertar o interesse e a curiosidade de fãs da área de saúde e é também um tema que garante sucesso na dramaturgia para o público em geral.

Nada seria mais confortável  e ou até “familiar” do que ouvir nas aulas uma fração das terminologias referidas pelos protagonistas ou até conseguir identificar um erro na trama. Abaixo estão compiladas algumas séries atuais sobre médicos, enfermeiros e hospitais, algumas muito bem classificadas e premiadas, que abordam a profissão de diferentes formas, disponíveis nos serviços de streaming brasileiros:

1.  THE GOOD DOCTOR (2017 – até momento)

Atualmente em sua terceira temporada, a série americana é baseada em um original sul-coreano de mesmo nome. O programa se concentra no jovem Dr. Shaun Murphy (interpretado por Freddie Highmore, de Bates Motel), um cirurgião autista com a Síndrome de Savant, um distúrbio capaz de fazer lembrar uma quantidade muito grande de informações e anotar os mínimos detalhes. E se isso não soa intrigante o suficiente, nos primeiros 10 minutos da série, o médico já salva uma criança em um aeroporto com um tubo torácico feito com uma garrafa de uísque e uma mangueira de máquina de refrigerante. No início do ano o canal ABC confirmou a renovação da série para uma quarta temporada, que deve estrear no Brasil em 2021.

As três primeiras temporadas de The Good Doctor podem ser vistas no Globoplay e pela TV linear no Sony Channel.

2.  VIRGIN RIVER (2019 – até hoje)

Esta série americana conta a história da enfermeira Melinda Monroe (Alexandra Breckenridge) que se muda de Los Angeles para uma pequena cidade no norte da Califórnia, em busca de um novo começo. A trama tem um tom mais leve e romântico, mas não deixa de trazer uma dose de ânimo para quem sonha com a carreira de medicina ou pretende estudar enfermagem. Virgin River é baseada nos romances de Robyn Carr e terá uma segunda temporada, já confirmada, que deve estrear até o final de 2020.A primeira temporada do programa está em cartaz na Netflix.

3.  SOB PRESSÃO (2017 – até hoje)

A série brasileira ‘sob Pressão’ mostra a rotina de “guerra” e os desafios de uma equipe médica dentro de um hospital público do Rio de Janeiro. A falta de recursos e a situação caótica desse atendimento de emergência são compensadas pela solidariedade, dedicação e pelo desejo de salvar vidas do Dr. Evandro (Julio Andrade) e da Dra. Carolina (Marjorie Estiano). A série, que já apresentou três temporadas, tem uma quarta confirmada para 2021. O roteiro dos próximos episódios abordará o tema Covid-19, inclusive com um dos integrantes da equipe médica perdendo a vida em pleno exercício da medicina durante a pandemia

A série pode ser vista no serviço de streaming Globo Play.

4.  HOUSE (2004 – 2012) 

Um médico brilhante, mas incompreendido por seus colegas, isso é o que torna um drama sobre medicina ser um grande sucesso na televisão. Muitos críticos acham que House é o melhor programa médico de todos os tempos, e isso seria difícil de negar. A proposta original era simples: um “Sherlock Holmes” como médico que resolve casos misteriosos todas as semanas. Mas a maneira como o ator Hugh Laurie interpretou o personagem quebrou todas as regras comuns. House nunca foi agradável, pelo contrário, está sempre mal-humorado. Mas isso não apaga sua genialidade e é isso que o torna um herói brilhante dentro do hospital de Nova Jersey. A série Dr. House recebeu 116 indicações para o Globo de Ouro e o Emmy Awards, das quais venceu em 53 categorias, incluindo ‘Melhor Drama’ e ‘Melhor Ator’ (Laurie, em 2006 e 2007).

O programa pode ser visto no Amazon Prime Video e Globoplay.

5.  GREY’S ANATOMY (2005 – até o presente)

Nenhuma lista de dramas médicos estaria completa sem uma menção ao programa  – Grey’s Anatomy. Atualmente em sua 15ª temporada, esta é uma das séries médicas mais assistidas de todos os tempos e também a mais longa do gênero. Acompanhar a vida profissional e pessoal das médicas residentes no Seattle Grace Hospital tornou-se uma parte crucial da rotina de entretenimento de muitos fãs da área de saúde. Para aqueles que pretender fazer a faculdade de medicina e têm a cirurgia como seu futuro campo médico, este é o programa ideal para as horas vagas.

Grey’s Anatomy está disponível nos serviços de streaming Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video.