FOTO: PEXELS

Por: Redação Ligado em Série

Você já ouviu falar em filmeterapia?

Embora algumas pessoas insistam em dizer que maratonar uma série ou mergulhar nos filmes da Netflix seja perda de tempo, essas têm sido alternativas para enfrentar o tédio causado pela pandemia Covid-19.

Mas o que muita gente não sabe é que as produções cinematográficas podem ajudar as pessoas em diferentes áreas da vida: isso é chamado de filmeterapia. Os filmes podem servir como ferramenta psicológica e inspirar pessoas a resolverem seus conflitos. A identificação com personagens e situações podem ajudar a pessoa a trabalhar medos e dilemas. Profissionais especializados na área da psicologia se unem com diretores de cinema para trazer para tela – e casa das pessoas – esse complemento terapêutico.

Antes de ter sua conta cancelada por inatividade na Netflix, é importante entender os benefícios da filmeterapia e começar a usufruir do bem-estar que um bom filme pode oferecer.

Uma boa produção pode proporcionar relaxamento reduzindo a ansiedade, agir como fonte motivadora por conta das histórias narradas e inspirar na resolução de problemas. Além dos aspectos emocionais, a filmeterapia impacta na saúde física. Quando você assiste a um filme ou série que gosta, a diversão proporcionada reduz seu nível de cortisol, um hormônio responsável pelo estresse. O controle dos níveis de cortisol previne de doenças como Alzheimer.

É claro que, para que o filme ou a série tenha o efeito desejado, cada pessoa precisa optar por produções que lhe interessem e lhe causem boas sensações. Muitas vezes, até mesmo documentários e vídeos no YouTube podem fazer este papel. E as pessoas parecem ter percebido essa alternativa. De acordo com dados do Sweetest Home, site especializado em decoração e artigos para casa, desde Abril, por exemplo, as buscas por vídeos e documentários de DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo) mais do que triplicaram na plataforma.

Conheça duas produções – antigas – para começar a praticar a filmeterapia hoje mesmo. E mesmo que você já tenha assistido, que tal dar uma segunda chance observando as valiosas lições que podem influenciar positivamente na sua vida?

  1. Comer, rezar e amar

Estrelado por Julia Roberts, “Comer, rezar e amar” conta a história de Elizabeth Gilbert. Ele é baseado no seu best-seller autobiográfico. Em busca de compreender a si mesma, ela abre mão da sua carreira e casamento e parte sozinha para Itália, Índia e Indonésia. Quer se conhecer melhor? Essa é uma excelente sugestão. Ainda, a produção traz lindas lições sobre autoamor e coragem para enfrentar as mudanças de vida necessárias.

  1. Click

Você pode sim dar boas risadas e ainda ter sua sessão de terapia do seu sofá. Click é uma dessas histórias engraçadas, mas com profunda reflexão sobre a vida. Adam Sandler interpreta Michael Newman e nos faz refletir sobre como usamos nosso tempo. O trabalho é o primeiro e mais importante plano da sua vida? Então esse filme é para você! Com esse filme você vai aprender a importância de ter controle da sua vida e dar atenção para sua família.

Os comentários estão desativados.

ss