quarta-feira, março 13 2024

O Governador de São Paulo, João Dória, divulgou hoje durante coletiva de imprensa sobre a pandemia e o avanço da vacinação no Estado, um calendário de eventos-teste que serão realizados a partir do mês de agosto de 2021 para medir a eficácia do Plano Nacional de Imunização. Os eventos incluem casamentos, recepções, jantares, shows e eventos culturais que serão monitorados de forma “rigorosa”, segundo as autoridades, sendo permitida a entrada de pessoas com testagem negativa para a COVID-19 e o plano vacinal completo, ou seja, para quem tomou as duas doses dos imunizantes Coronavac, Oxford/AstraZeneca, Pfizer ou uma dose da Janssen.

Dentre o rol de eventos divulgado – todos eles sem data definida ainda – chama atenção para a Comic Con Experience (CCXP):

Eventos-teste previstos pelo governo paulista:

Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1;
Campus Party;
CCXP;
Oktoberfest;
4 shows na Arena Allianz Parque (de música sertaneja, eletrônica e funk);
1 concerto;
SP Arte;
Feiras de economia criativa no Memorial da América Latina e em Campinas;
Eventos sociais (como casamentos).

A ideia é que os participantes de tais eventos, além de testados e imunizados, também sejam acompanhados pela Secretaria de Saúde do Estado nos meses seguintes, de forma a se medir os riscos de contágio, ainda mais após confirmada a circulação da variante Delta.

Imediatamente entramos em contato com a assessoria de imprensa da CCXP que informou que, mesmo previsto no rol de eventos, ainda não é uma certeza de que teremos a feira em 2021, veja o posicionamento:

A organização da CCXP vem acompanhando a evolução da vacinação no estado de São Paulo e em todo Brasil, assim como o número de casos da Covid-19 no país. Apesar de existir o desejo de realizar um evento físico, a CCXP21 ainda não está confirmada. Para a organização do festival, a saúde dos fãs e da equipe sempre será prioridade.

Seguimos estudando protocolos e acompanhando dados junto às autoridades sanitárias e governamentais. Caso exista a possibilidade de toda a população da cidade já estar vacinada com a segunda dose até novembro, novas informações sobre a CCXP21 serão divulgadas.

CCXP

Em nota pessoal, vale lembrar que historicamente, a feira começa a vender credenciais por volta do meio do ano e que o planejamento para um evento deste porte começa muito antes. Um dos entraves para que a edição 2021 aconteça, ao meu ver, é o receio que artistas internacionais – as principais atrações do evento – não topem vir ao Brasil tão cedo, devido à imagem negativa que a gestão da pandemia pelo Governo Federal causou lá fora.

Embora improvável, Com a decepção que foi a CCXP Worlds e depois de quase dois anos presos em casa, não custa, contudo, sonharmos em termos de volta a CCXP presencial logo, mas desde que a situação da pandemia no mundo esteja controlada e que a execução seja segura para todos.