quarta-feira, abril 24 2024

Hoje as séries já são uma unanimidade entre os telespectadores brasileiros. Prova disso é o aumento do número de serviços de streaming com opções para todos os gostos e bolsos. Agora, você já imaginou unir o prazer com o trabalho? Sim, porque, hoje é cada vez mais possível trabalhar no universo das séries. 

É claro que, quando tratamos de produções para televisão, cinema ou serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime e Globo Play, as primeiras funções que vêm à cabeça são a do roteirista e produtor. Mas também são essas funções as mais concorridas, exclusivas e difíceis de serem alcançadas. 

Por outro lado, para que uma série chegue até a sua tela, outros profissionais são necessários. É aí que entram funções que você nem imagina que podem ser exercidas nesse universo, como por exemplo, o de resenhista e de tradutor. 

Mas, se você tem interesse em investir em uma profissão que lhe permita trabalhar com séries é importante investir em qualificação. 

De acordo com o Meta Lecture, plataforma que oferece cursos das maiores Universidades do planeta, todo serviço de streaming exige qualificações básicas como domínio de línguas, conhecimentos técnicos de Excel e experiência com sistemas de gerenciamento de conteúdo.

Com isso em mente, você só precisa escolher a sua área de atuação e investir em cursos de qualidade. Para lhe ajudar, listamos abaixo 4 formas de trabalhar com as séries: 

Tradução e legendagem

As séries que vêm de fora, obviamente, precisam ser traduzidas. Para isso, os serviços de streaming contam com um time de tradutores profissionais especializados em traduzir diferentes temáticas. 

Com a tradução feita e revisada é hora então de inserir as legendas. Para quem não é do ramo por pensar que essa etapa é simples. Mas não é bem assim. 

O legendador é um profissional habilitado para inserir as legendas no tempo certo de cada fala, respeitando normas e técnicas do segmento e utilizando programas de computador específicos para isso. 

Dublagem

Outra função muito demandada atualmente é a do dublador. Afinal, ainda que a série contenha legendas, não raro, o telespectador irá preferir acionar o modo áudio. 

Isso vale especialmente para crianças e adultos ou idosos que não querem perder nem um frame da série lendo as legendas. 

Comentários e Críticas

Ainda que não seja uma função que trabalhe diretamente com a série, o trabalho de um comentarista ou crítico ainda assim consegue se manter nesse universo ficcional. 

Hoje é muito comum, por exemplo, encontrar vídeo resenhas no Youtube ou podcasts sobre as séries mais populares e lançamentos. Ao exercer tais atividades, você não apenas expande o alcance do público como ainda chama atenção dos grandes serviços de streaming e pode firmar parcerias de divulgação com eles. 

Tagger

Esse é o cargo dos sonhos. Tagger é a função de quem analisa o conteúdo de séries e escolhe as melhores palavras-chave para classificá-lo. 

Para exercer esse cargo, o candidato precisa ser fluente em inglês, expert em cinema e televisão, entre outros requisitos.