quarta-feira, abril 24 2024

Downton Abbey é a série de época mais amada da Grã-Bretanha. Criada por Julian Fellowes, ela foi grandemente elogiada por sua descrição da vida aristocrática na Inglaterra eduardiana. Foi um grande sucesso desde seu lançamento da primeira temporada em 2010, vencendo vários prêmios, o que fez de seu criador um dos mais cobiçados roteiristas.

No entanto, apesar de sua merecida aclamação, a série não é perfeita. Experimentou muitas mudanças ao longo de suas 6 temporadas e 52 episódios. Várias dessas mudanças acabaram mostrando as falhas do show no roteiro e no cenário.

Aqui estão seis dos erros mais interessantes de Downton Abbey:

O tempo pula na 2ª Temporada

A Grande Guerra, também conhecida como Primeira Guerra Mundial, desempenha um papel importante na segunda temporada e tem um efeito profundo em alguns personagens-chave. 

No entanto, a duração da guerra significa que vemos muitas vezes alguns grandes saltos no tempo, às vezes até mesmo vários meses. Isto não é um grande problema, exceto que parece que alguns dos personagens não estão cientes disso. O resultado disso são cenas em que a mesma conversa é continuada meses depois, sem reconhecimento do tempo que já passou. Embora a maioria dos fãs possa olhar além disso, isso ainda incomoda o perfeccionista em muitos de nós.

iTV
Downton Abbey

Então o Michael Gregson… simplesmente desaparece

Nos dias de hoje existem várias razões pelas quais uma pessoa pode simplesmente desaparecer. Talvez eles tenham desligado o telefone, cortando o contato com o resto da humanidade, ou simplesmente estejam viajando pelo mundo após ganhar a loteria.

Em 1918, era ainda mais fácil, sem telefones inteligentes ou outros gadgets. No entanto, isso ainda não explica porque Michael Gregson um dia da quarta temporada decolou de repente e sem aviso prévio. Alguns personagens o mencionavam vagamente como “indo para a Alemanha”, mas na realidade esse foi um problema da vida real que acabou refletindo no show. O ator Charles Edwards, que interpretava o personagem, estava envolvido em outros projetos e estava tendo dificuldade de conciliar o tempo para estar em Downton Abbey.

Portanto, após ficar desaparecido por um tempo, ele foi simplesmente morto sem muitos detalhes.

Os infortúnios de John

Aqui está uma lista de desafortunados eventos que acontecem com o coitado de John Bates, o manobrista. 

  • É incorretamente acusado de assassinato… duas vezes
  • Sua ex-esposa o manda para a prisão
  • Anna Smith e Mr. Carson tentam retirá-lo do cargo
  • Cai de cara em frente ao resto da casa depois que a empregada Sarah O’Brien chuta sua bengala
  • É sentenciado à morte.

Entendemos que esta é uma série dramática, mas para uma pessoa experimentar tal trauma em tão curto tempo, é um pouco exagerado, não é? 

A boa notícia, no entanto, é que Bates tem seu final feliz quando descobrimos que sua velha adversária Anna Smith é o amor de sua vida, e eles se casam no final da série.

Downton Abbey
Downton Abbey

Uso incorreto do vocabulário

Para um programa tão rico em diálogo, talvez não seja surpreendente que os roteiristas (que viviam nos anos 2000) ocasionalmente tenham errado.

Um exemplo famoso é Sybil dizendo que ela “não estou nem aí” (do inglês “I couldn’t care less”) com dinheiro em vez de amor. Os livros de história mostram que a frase existe tecnicamente muito mais tarde no século 20.

Outros erros relacionados ao tempo – conhecidos como anacronismos – estão espalhados por toda a série. ‘Que será, será’, por exemplo, pode vir do espanhol medieval, mas foi a Doris Day que a popularizou depois que a cantara no filme O Homem que Sabia Demais e assim o seu uso foi generalizado; é altamente improvável que a Condessa Viúva da série a tivesse usado meio século antes.

Mesmo palavras como “grávida”, agora o termo mais usado para referir-se a uma gestante, teriam sido vistas como impróprias naquela época, onde termos como “em condição interessante” (do inglês “In an interesting condition”) eram muito mais comuns. Assim, quando Anna Bates o usa muito liberalmente, ou ela está sendo muito grosseira, ou muito à frente de seu tempo.

A antena de TV

Embora ficcional, a série tentou ser fiel à época que representava e valeu-se de antiguidades para ambientar e adornar a antiga casa de campo de Downton Abbey. No entanto, houve algumas contradições da temporalidade que o espectador com olhos de águia não tardaram em identificar.

Talvez a melhor seja um fundo da cena da cidade vizinha que apresentava uma antena de televisão entre os telhados. A TV não foi inventada até 1927, e esteve disponível ao público em geral pelo menos uma década depois, pelo que não poderia ter havido nenhuma durante a era do programa. 

Ainda assim, é bom saber que mesmo os programas de TV de maior sucesso têm seus pequenos erros, e os espectadores, nada desprevenidos, estão prontos para caçá-los. Mantenha os olhos abertos para mais na próxima vez que você assistir Downton Abbey!