quinta-feira, abril 25 2024

Os disjuntores em caixa moldada, ou MCCBs, são dispositivos elétricos essenciais que protegem máquinas e aparelhos utilizados na indústria e no comércio contra uma variedade de falhas elétricas, tais como sobrecargas e curto-circuitos. Mas escolher um MCCB pode ser um desafio, especialmente se não estiver familiarizado com os vários tipos, classificações e características.

Neste artigo, abordaremos alguns aspectos mais importantes a serem considerados ao escolher um disjuntor em caixa moldada

Classificação Nominal

Uma das coisas mais importantes a considerar ao selecionar um disjuntor em caixa moldada é a corrente nominal. Ele estabelece a corrente mais alta que o disjuntor pode interromper com segurança sem colocar em risco os dispositivos conectados ou o circuito. As classificações atuais de disjuntores de caixa moldada diferem amplamente, de alguns a vários milhares de amperes.

A corrente máxima que seu equipamento gera ou envolve durante a operação normal determina a classificação de corrente apropriada para seus disjuntores em caixa moldada. A segurança e a confiabilidade do sistema elétrico podem ser comprometidas se a corrente nominal do equipamento e a corrente nominal dos disjuntores em caixa moldada forem incompatíveis. 

Características de Disparo

O tempo de resposta dos disjuntores em caixa moldada a um problema elétrico é determinado pelas suas características de disparo. Estas características incluem a curva de disparo, o relé e a corrente de disparo. Por outras palavras, o componente que detecta a sobrecorrente e dispara o disjuntor é conhecido como unidade de disparo, e a curva de disparo define a forma como os disjuntores em caixa moldada reagem a vários graus de sobrecorrente.

Os disjuntores em caixa moldada, conhecidos como corrente de disparo, disparam a um determinado nível de corrente. Dependendo das propriedades do equipamento ou dos dispositivos que os seus disjuntores em caixa moldada estão a proteger, deve escolher as características de disparo adequadas. Por exemplo, os disjuntores em caixa moldada com uma curva de disparo rápido podem ser necessários se o equipamento for sensível a correntes de alta frequência para evitar danos.

Classificação de Voltagem

A tensão nominal de um disjuntor em caixa moldada é outro fator importante a considerar. Define a tensão máxima que o disjuntor pode interromper com segurança sem causar danos ao equipamento ou ao circuito. Os disjuntores em caixa moldada estão disponíveis em diferentes classificações de tensão, variando de alguns a vários milhares de volts. A tensão nominal do disjuntor em caixa moldada que selecionar deve basear-se na tensão máxima do seu sistema elétrico. 

Circuíto de Curta Capacidade

A capacidade de curto-circuito de um disjuntor em caixa moldada é a capacidade de interromper um defeito de corrente elevada, ou seja, a capacidade de interrupção ou de disparo do disjuntor. Para garantir que o disjuntor dispara para manter a segurançã, a capacidade de interrupção deve ser superior à corrente de curto-circuito prevista para o sistema. Se os MCCBs com capacidade curto circuíto não forem escolhidos, uma falha pode não ser interrompida, comprometendo a segurança do sistema.

Características de Proteção

A prevenção de fugas para a terra, a proteção contra sobrecargas térmicas e a proteção contra falhas de arco são mais algumas das características de proteção que os disjuntores em caixa moldada podem proporcionar. O seu sistema e equipamento elétrico podem beneficiar desta camada extra de segurança, aumentando a sua fiabilidade e segurança. Dependendo das especificações específicas do seu sistema elétrico, deve escolher MCCBs com as medidas de proteção adequadas. 

Garantir a Máxima Proteção com os MCCBs

Os MCCBs são componentes essenciais para proteger o seu equipamento e sistemas eléctricos. Deve selecionar os disjuntores em caixa moldada correctos para a sua aplicação para garantir a segurança e fiabilidade do seu sistema elétrico. É igualmente importante considerar a compra de uma marca conceituada que garanta MCCBs de alta qualidade e resistentes. Assim vai ter  uma melhor assistência técnica para garantir que os seus disjuntores moldados funcionam corretamente.