quinta-feira, abril 25 2024

A Netflix anuncia a criação do Prêmio Netflix em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que terá sua 47ª edição entre os dias 19 de outubro e 1 de novembro. É a primeira vez, depois de anos de exibições de filmes nacionais e internacionais, que a empresa entregará um prêmio no festival.

A premiação vai selecionar e adquirir os direitos de distribuição de um filme brasileiro de ficção participante da Mostra deste ano que ainda não tenha sido negociado com alguma plataforma de streaming. O filme vencedor do Prêmio Netflix, a ser anunciado no dia 1 de novembro, data de encerramento da Mostra, será exibido pela Netflix em mais de 190 países.

Celebramos essa nova parceria com a Netflix e o estímulo que este prêmio traz à produção brasileira de cinema. Entre nossas missões, está apoiar e promover a produção cinematográfica brasileira, exibindo filmes nacionais e proporcionando visibilidade a novos talentos, e o prêmio reforça isso.

Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema de SP

A criação desse prêmio representa um marco em nosso compromisso de mais de uma década com o audiovisual brasileiro, e, mais que nunca, com o cinema nacional autoral. É mais um passo em nossa jornada de colaboração com criadores e profissionais do cinema.

Gabriel Gurman, diretor de Filmes da Netflix no Brasil

O júri responsável será composto por uma equipe formada pela Netflix e profissionais do mercado audiovisual. “Buscamos filmes ousados e inovadores, que contribuam para nossa missão de termos uma oferta plural e diversificada, com obras que abordem temas importantes em nossa sociedade e que, ao mesmo tempo, dialoguem com o maior número de pessoas possível”, completa Gurman.