quarta-feira, fevereiro 28 2024

A CCXP23, maior festival de cultura pop do mundo, comemorou seus 10 anos de existência com recordes de público, atrações e impacto na economia. O evento, que aconteceu entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro de 2023, no São Paulo Expo, recebeu 287 mil pessoas, um aumento de 10% em relação à edição anterior. A CCXP24 já está confirmada para os dias 5 a 8 de dezembro, também em São Paulo, com uma nova versão a ocorrer na Cidade do México, a CCXP MX.

A CCXP23 também contou com a presença de 105 marcas, maior número desde o início do evento, distribuídas ao longo dos 115 mil m² do pavilhão de eventos e feiras São Paulo Expo. A edição também foi marcada pela estreia de importantes players da indústria de entretenimento mundial, como Nintendo, XBOX, Apple TV+ e [Adult Swim]. Outros que não estiveram presentes na última edição, como Cartoon Network e Sony, retornaram em 2023.

“Hoje somos mais que o evento em si, nos transformamos em uma plataforma de comunicação para que a indústria possa se comunicar com seus fãs. A experiência ofertada para o público extrapola os limites do São Paulo Expo, das pessoas que estão aqui fisicamente. Ele reverbera nas redes, na imprensa e em territórios internacionais. São 10 anos de muito trabalho e podemos dizer que nossa marca está cada vez mais forte e importante no mercado global”, afirma Fabri.

Renato Fabri, CEO da CCXP

Além da relevância para o mercado do entretenimento, a CCXP se mostra importante para a economia local. Apenas considerando a montagem, manutenção e desmontagem do festival, mais de 24 mil pessoas foram envolvidas. Já as doações para a ONG Amigos do Bem, beneficiária das ações sociais deste ano, chegaram a aproximadamente R$ 500 mil reais.

O fortalecimento e a valorização da comunidade também fazem parte dos valores da CCXP. Com o novo Magic Market, sucesso total de público em todos os dias, o evento recebeu pequenas e médias empresas, além de criar um espaço imersivo com programação especial e pensada para transportar os fãs para o mundo da fantasia. O público mostrou interesse em ficar por dentro de tudo que rolou no evento: o CCXPeiros, grupo de fãs do evento, teve um crescimento de 38% em relação ao mesmo período de 2022. Outro ponto marcante da CCXP23 foi a produção de conteúdo transmídia, com transmissões do Palco Omelete by BB, Arena Podpah e Game Arena.

Fizeram parte da programação nomes como Jodie Foster, Denis Villeneuve, Timothée Chalamet, Zendaya, Austin Butler, Florence Pugh, Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Taís Araujo, Bruce Dickinson, Aaron Moten, Ella Purnell, Graham Wagner, Jonathan Nolan, Walton Goggins, Zack Snyder, Deborah Snyder, Sofia Boutella, Djimon Hounsou, Ed Skrein, Michiel Huisman, Ray Fisher, Charlie Hunnam, Staz Nair, E. Duffy, Tyler Hoechlin, Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e George Miller.

CCXP

Celebração épica

Como parte da comemoração da história do festival, a CCXP23 recebeu convidados que fazem parte de sua história. Jason Momoa, que esteve na primeira edição do evento, encerrou a programação deste ano com conteúdo exclusivo de “Aquaman 2: O Reino Perdido“, no Palco Thunder. A artista mais querida do público e recordista na venda de Fotos e Autógrafos Lana Parrilla participou da CCXP19 e voltou este ano para a alegria dos fãs que estiveram no São Paulo Expo, esgotando novamente todas as sessões.

Momento especial a homenageada da CCXP23, a apresentadora, atriz e cantora Xuxa Meneghel, participou de um painel no Palco Thunder , com direito a uma abertura icônica com ballet e orquestra, e foi ovacionada pelo público no Palco Omelete by BB ao relembrar a carreira repleta de conquistas dos 40 anos de carreira e revelar planos para o futuro, como uma nova turnê como cantora.

Quem também se juntou à comemoração foi Anthony Daniels, único ator a participar dos nove filmes canônicos da saga Star Wars. A passagem do intérprete de C-3PO lembrou os 40 anos do lançamento de “O Retorno de Jedi” com direito a uma exibição especial em 4K no Palco Thunder by Claro tv+, um dos maiores clássicos da história do cinema. O artista finalizou sua participação afirmando que a CCXP23 “é maior que qualquer celebração oficial de Star Wars”.