quinta-feira, abril 25 2024

Voz da geração ficou rouca

girlss2[com spoilers] Girls estreou em 2012 alçando a jovem e pouco experiente roteirista, diretora, atriz e produtora Lena Dunham ao cargo de “voz da geração”. Com a supervisão e o apadrinhamento de  Judd Apatow, ela criou uma série que trazia um olhar peculiar e singelo sobre a vida de quatro garotas no início da vida adulta e independente em Nova York. Com personagens bem delimitadas e linguagem jovem e articulada, Dunham encerrou a primeira temporada de forma bem sucedida, recebendo reconhecimento da crítica e prêmios. Mas foi aí que os problemas começaram: ela precisava escrever e entregar a segunda temporada em um curto prazo. Hum, onde será que já vimos isso?

girlss02

Ao contrário do que fez no ano de estreia, Dunham decidiu experimentar demais com sua criação, tornando-a sem identidade, volátil e muitas vezes sem coerência. O roteiro passou a atirar para todos os lados: sua personagem, Hannah, começou a apresentar sinais fortes e abruptos de TOC na reta final da temporada (algo que sequer havia sido abordado); Adam foi jogado para escanteio como um degenerado sexual, para então surgir como o galã salvador nos minutos finais; Charlie virou um desenvolvedor de aplicativos milionário da noite pro dia (com direito a empresa montada e vários funcionários na folha); e Jessa simplesmente foi abandonada. Tramas foram lançadas e deixadas sem conclusão ou indícios que serão retomadas no terceiro ano, como a carreira musical de Marnie (talento de Alisson Williams que poderia ter sido muito melhor explorado, mas aqui foi desperdiçado); a relação de Jessa com o pai; o e-book deal da protagonista e até mesmo o breve romance desta com o médico rico, que tomou um episódio inteiro (um décimo da temporada).

girls02-2

Mas o grande demérito deste segundo ano foi a desconstrução de personagens feita pela roteirista, em especial a própria Hannah. De uma jovem problemática, mas com certo carisma, ela se tornou uma pessoa apenas medíocre, egoísta e repulsiva. Hannah perdeu os atrativos e se tornou antipática – característica que um protagonista, por mais controverso seja, jamais pode ter sem afetar a identificação com o público. Se Lena Dunham queria o público odiando sua personagem, ela conseguiu. A impressão que a segunda temporada de Girls deixou é a de que o acúmulo de funções da criadora fez com que a comédia perdesse o polimento e qualquer coisa acabou indo para o ar “do jeito que ela queria”. É uma pena, pois a série tem os seus méritos, personagens interessantes e uma boa produção. Tomara que retorne numa melhor forma em 2014.

Girls é exibida no Brasil pela HBO.

2star

Deixe um comentário