Por Thiago de Góes
[com spoilers do episódio 1×06] Awake é uma partida de tênis, disputada por dois excelentes jogadores. Um deles se chama Sonho; o outro, Realidade. O detetiva Britten é a pequena bola amarela. E nós somos aquele garoto na arquibancada, virando a cabeça de um lado para o outro, ad infinitum. Neste game, o serviço está com o Sonho. É um grande atleta que, no entanto, adora enganar as pessoas, fazendo-as acreditar em suas próprias mentiras. Nas horas vagas, ele prefere ser chamado pelo nome de guerra, Esquizofrenia. Britten é esquizofrênico? Ele criou mundos de fantasia para encobrir a dor pela morte de seus entes queridos? Continua se esforçando para conciliar a rotina do trabalho com os encontros românticos com a esposa falecida? (Não deu certo no café da manhã, nem no almoço, dará certo no jantar?) Continua esforçando-se para melhorar a comunicação com o filho morto? Comemora secretamente o abraço da nora, recentemente apresentada? Ponto para o Sonho.
Britten é vítima de uma conspiração, que lhe fez cobaia de algum experimento científico, onde sua existência foi dividida em duas? O homem-bomba que o mantém refém está falando a verdade? A irmã dele está mesmo viva, assim como vivos estão Hanahh e Rex? Britten está sendo acusado injustamente de loucura, uma forma de descartá-lo? Ponto para a Realidade. O anel de Wilde, roubado pelo filho e entregue de presente para a namoradinha, é uma pista falsa? Britten apenas imagina estar negociando com alguém que sofre do mesmo distúrbio mental que ele, uma forma de enfrentar sua própria loucura? Dr. Wilde é o nome do cemitério onde está enterrado o corpo da irmã do homem-bomba? Ponto para o Sonho.
Confesso que eu mesmo já não sei mais quem é quem neste jogo de titãs. A partida está bastante equilibrada e os jogadores são muito parecidos. E quem sabe Britten não tenha mentido para o homem-bomba, quando disse que sua irmã escapou dos algozes, está bem e um dia irá reencontrá-lo? Morrer é escapar? Ponto para a realidade. Por enquanto, partida empatada. Deuce!
Thiago de Góes é jornalista, escritor e blogueiro por trás do Lostalgia. Essa foi sua mais nova contribuição como colunista convidado do Ligado em Série!
pra mim, tem elenco, roteiro, tudo pra ser uma serie sensacional. so nao tem publico. acredito que so vai ter essa temporada. é uma pena, pois em um canal fechado, entraria pra historia facil…
Muito bem escrita a resenha.
Acho Awake, de longe, a melhor série atual. Só espero que não vire algo tipo Lost, com um final que não explica nada.