quinta-feira, abril 18 2024

veronicamars

Há um bom tempo atrás vimos Veronica Mars (Kristen Bell) pela última vez andando rumo a uma rua vazia após as eleições para o novo xerife da cidade de Neptune, cargo o qual seu pai Keith concorria. Ela havia enfrentado a divulgação não-autorizada de uma “sex-tape” e resolvido o então mistério envolvendo a organização secreta The Castle. Até então, Veronica Mars era uma série que apresentava um ou vários casos policiais polêmicos por temporada, que eventualmente eram resolvidos pela jovem detetive. Mas esse drama “adolescente” era muito mais encorpado em seu conteúdo e rico narrativamente, trazendo consigo laços fortes com filmes noir e romances investigativos e suas reviravoltas.

Mas a vida desta ótima produção foi subitamente interrompida quando o então jovem canal CW decidiu não avançar na história, deixando um final aberto e milhões de fãs desapontados. Sete anos mais tarde, o site de financiamento coletivo Kickstarter nos deu a chance de nos reconciliar com aqueles personagens e suas intrigas, no projeto mais bem sucedido de sua história na categoria.

veronicamars2

No longa roteirizado pelo próprio Rob Thomas, criador da série, descobrimos que nove anos se passaram desde os eventos do último episódio e Veronica Mars agora mora em Nova York com Piz. Recém formada em Direito, ela está na seleção para integrar um dos maiores escritórios de advocacia da cidade e é aí que seus planos desandam, quando um crime envolvendo seu ex-namorado Logan Echols (Jason Dohring) toma conta dos noticiários e a faz retornar à abastada cidade que por tantas vezes a destratou e humilhou. Logan é acusado de matar sua namorada Carrie, que agora virou a pop star Bonnie DeVille (personagem original de Leighton Meester, agora interpretada por Andrea Stella).

Embora concebido como um longa-metragem, Veronica Mars: The Movie é essencialmente um episódio estendido da série e que parcialmente funciona de forma independente da produção que a originou (afinal, o filme foi feito pelos e para os fãs órfãos da série). Não obstante, todo o caso envolvendo Logan – repleto de coincidências e clichês como aquela TV que está sempre ligada no momento certo – é ao mesmo tempo um mero pretexto para reunir os personagens, como também o centro da narrativa. Isso, infelizmente, contrapõe com a proposta da série, que utilizava tais eventos para desenvolver (muito bem) seus sempre ótimos e complexos personagens, além das interessantes tramas paralelas (que aqui não existem por falta de tempo).

veronicamars3

Veronica retorna a Neptune relutante, mas acaba envolvida com tudo aquilo que um dia deixou para trás, inclusive sua carreira de detetive particular. Kristen Bell, claro, carrega o filme interpretando aquela mesma garota sagaz que nunca levou um desaforo para casa e sempre tem ótimas sacadas, mas bem mais madura. O drama cresceu assim como os conflitos pessoais das personagens. O roteiro de Thomas também faz uma homenagem à sua criação. Repleto de referências (inclusive à potencial trama da nunca produzida quarta temporada, que seria focada em Veronica fazendo um estágio no FBI) e participações especiais, o texto acaba compensando o fato de estarmos mesmo vendo um longo episódio e um caso que mereceria uma temporada para ser desenvolvido de forma menos óbvia e expositiva, ainda mais para aproveitar melhor a ótima Krysten Ritter (Breaking Bad).

Ainda assim, Veronica Mars: The Movie trouxe aquilo que a série não pôde nos dar lá em 2007, quando encerrou de forma abrupta. Já estabelecendo do início qual rumo todos aqueles que ela deixou pra trás tomaram (Logan, Wallace, Weevil, Dick, Mac e seu próprio pai), o longa focou naquilo que importava: dar um desfecho digno e que finalmente amarra as pontas soltas da história de Veronica Mars.

 3star

Veronica Mars: The Movie estreia dia 14 de março em cinemas selecionados nos EUA e no Brasil será distribuído pela Warner na mesma data, exclusivamente nas plataformas digitais iTunes e Google Play. O Ligado em Série assistiu ao filme antes da estreia a convite do estúdio.

Leia também:

Nosso almoço com Kristen Bell em Hollywood

Veronica Mars terá spin-off metalinguístico na CW

Deixe um comentário