quinta-feira, abril 25 2024

GOTExhibitionRio(1)

Depois da turnê de sucesso em 2013 que passou por algumas cidades ao redor do mundo como Nova Iorque, Toronto, Belfast, Amsterdam e São Paulo, a Game of Thrones – The Exibition está de volta ao Brasil com uma edição remodelada e que oferece aos fãs da série, a chance de vivenciar, através do contato com vários itens originais usados nas gravações tais como figurinos, armas e objetos marcantes da trama, o universo de Westeros, seus personagens e a história de seus conflitos. A convite da HBO Brasil, fomos conferir a exposição (com ingressos esgotados) que começou neste sábado, 5 de abril, no shopping carioca Village Mall onde fica até o dia 9.

Coletiva com os atores

A exemplo do que ocorreu no ano passado, dois atores da série vieram ao Brasil para divulgar a estreia da nova temporada e participar da abertura da exposição. Os escolhidos da vez foram o chileno Pedro Pascal (que entra na série neste 4ᵒ ano dando vida a Oberyn Martell, o Víbora Vermelha) e a inglesa Gwendoline Christie que faz a guerreira Brienne de Tarth. Simpática e muito bem humorada (a risada espontânea de Gwendoline, por exemplo, é contagiante), a dupla bateu um papo com a imprensa e falou sobre a experiência marcante de fazer parte de um fenômeno popular tão avassalador como Game of Thrones.

GOTExhibitionRio(2)

Quando perguntei sobre o desafio de compor personagens que já eram estabelecidos nos livros, Pedro Pascal disse que, no caso dele, foi muito importante ter, já nas audições, toda a orientação e respaldo dos roteiristas e diretores da série, pois era fundamental definir claramente os elementos que motivam Oberyn que, por ser novato na série, carrega uma aura totalmente diferente tanto em termos de energia física (e sensual como ele fez questão de frisar) quanto emocional. “Há um desejo de vingança muito forte no coração do meu personagem”, definiu o ator.

Gwendoline, por sua vez, que pessoalmente é bem mais bonita e delicada que sua personagem, disse que o maior desafio na composição de Brienne foi ter de construir alguém que é tão diferente dela fisicamente. “Me conecto com Brienne e vai ser interessante ver como essa mulher, que é forte e ao mesmo tempo tão vulnerável, vai precisar [na nova temporada] aprender a viver num ambiente de hábitos e comportamentos até então estranhos para ela”, antecipou a atriz já falando sobre o que podemos esperar de sua personagem.

GOTExhibitionRio(3)

Quando um colega destacou que quando se fala em Game of Thrones, geralmente se pensa em lutas, sangue e pessoas nuas, o que obviamente provocou risos dentre os presentes, Pascal, que contou ser muito fã da série, disse que essa mistura certamente foi uma das coisas que mais o atraiu a querer fazer parte de Game of Thrones. “Lutas e pessoas nuas? Como não gostar disso? Meu personagem, aliás, participa de todos esses elementos da série”, frisou o chileno já dando um teaser sobre Oberyn.

Sobre spoilers, Gwendoline frisou que acha muito mais excitante não contar nada às pessoas a respeito do que vai acontecer na série enquanto Pedro comentou que, no geral, as pessoas preferem manter a surpresa e falou que chegou até a se sentir um pouco frustrado por isso, já que toda vez que começava a comentar com amigos sobre como foi gravar determinada cena com o ator tal, ouvia sempre pedidos desesperados para que ele não dissesse nada.

GOTExhibitionRio(4)

A Exposição

Contando com uma nova variedade de objetos cênicos, roupas e itens da série (incluindo alguns até então inéditos, como a mão de ouro que Jaime Lannister passa a usar, por exemplo), a edição deste ano da GOT Exhibition oferece um banquete irresistível para quem acompanha Game of Thrones. Diferente da versão 2013 que era dividida de acordo com as Casas mais famosas, a versão 2014 da exposição é estruturada quase que totalmente em torno dos núcleos que compuseram as tramas do terceiro ano.

Assim, em meio a brasões, mapas e as mais diversas armas que surgem espalhadas por setores (que incluem até um curioso In Memoriam), dá para conferir, por exemplo, um breve histórico da relação criada entre Jaime e Brienne (bem como os respectivos figurinos de cada um, claro), além de um panorama de todos os personagens que estão em Porto Real; da ligação de Daenerys com seus dragões (há uma réplica detalhadíssima da cabeça de um deles); de Jon Snow com a selvagem Ygritte; de Arya com Cão de Caça e até de Bran com o grandalhão Hodor.

GOTExhibitionRio(5)

E se o Trono de Ferro continua sendo uma das atrações mais concorridas e bacanas da exposição, visto que há um fotógrafo preparado para registrar o momento Joffrey dos visitantes (que podem retirar a foto impressa na saída), o grande destaque dessa nova edição da GOT Exhibition fica mesmo por conta do “elevador” que proporciona, através da tecnologia 4D de grande imersão (gerada por óculos 3D e fones de ouvido), a oportunidade de não apenas subir até o topo da Muralha, bem como sentir o frio (sério, o vento que bate é realmente bem gelado), debruçar-se no deck para ver o que há além da Muralha e vivenciar a experiência de ver seu corpo em chamas ao ser atingido por uma flechada certeira (o áudio de fundo deste vídeo que fiz, inclusive registra a reação de uma pessoa que estava no elevador naquele momento).

Mais uma vez muito bem organizada (confira outras imagens na nossa galeria especial), a Game of Thrones – The Exhibition, é sem dúvida um golaço marcado pela HBO que, muito mais do que promover a série, presenteia seus muitos fãs com a chance de ver e sentir de perto um pouquinho do gosto de fantasia, aventura, humor e drama que caracterizam a produção.

A quarta temporada de Game of Thrones estreia no domingo, 6 de abril, às 22h na HBO e nós já vimos o primeiro episódio.

Deixe um comentário