quinta-feira, abril 18 2024

homelands04

[a notícia a seguir revela spoilers da série] A quarta temporada de Homeland não agradou a todos. Segundo a New York Post, diplomatas do Paquistão estão indignados por causa da maneira estereotipada como o país foi retratado na série. Segundo um oficial paquistanês que não quis se identificar: “Islamabad é uma cidade tranquila, pitoresco, com lindas montanhas e vegetação exuberante. Em Homeland a cidade é mostrada como um inferno encardido e uma zona de guerra onde tiroteios e bombas explodem com corpos por todos os lados. Nada está mais longe da verdade“. Mas o que mais indignou as autoridades paquistanesas foi a questão política: Homeland retratou os membros de agência de inteligência do Paquistão como corruptos, colaborando com terroristas e até mesmo ajudando-os a invadir uma embaixada americana. Segundo outra fonte: “Repetidas insinuações de que uma agência de inteligência do Paquistão é cúmplice em proteger os terroristas à custa de civis paquistaneses inocentes é não somente absurdo, como também um insulto aos sacrifícios irrevogáveis de milhares de pessoas da Segurança paquistanesa na guerra contra o terrorismo… Homeland faz parecer que o Paquistão tem desprezo para com os americanos e seus valores e princípios. Isso não é verdade“. O sotaque paquistanês dos atores também foi criticado. Há de se ressaltar, porém, que a quarta temporada foi filmada na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Como se isso já não bastasse, Homeland também causou polêmica em Israel. Em uma cena do season finale, o personagem Dar Adal (F. Murray Abraham) compara um ex-primeiro-ministro israelense com um terrorista: “Menachem Begin matou 91 soldados britânicos no King David Hotel antes de se tornar primeiro-ministro“. Segundo Herzl Makov, diretor do memorial Menachem Begin Center, o acontecimento foi tirado do seu contexto na série.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Homeland cria um mal-estar internacional. A série já tinha sido criticada no ano passado pela maneira como retratou a Venezuela num episódio da terceira temporada.

Homeland retornará nos EUA em 2015.

Deixe um comentário