quarta-feira, março 27 2024

got510

[contém spoilers, claro] Depois da épica Batalha de Hardhome e da Arena de Daznak, será que tinha restado algum evento chocante ou inesperado para o season finale dessa quinta temporada de Game of Thrones? Felizmente (ou infelizmente, dependendo do seu ponto de vista), sim. Se normalmente os finais de temporada da série costumam ser mornos, apenas mostrando as reações dos personagens aos eventos do episódio 9 (com a notável exceção do episódio 4×10 The Children), esse Mother’s Mercy decidiu não dar tempo para o espectador respirar. E ironicamente, não teve misericórdia dos personagens e nem dos fãs.

Escrito pelos showrunners David Benioff e D.B. Weiss, o episódio teve apenas 61 minutos para entregar as conclusões/ganchos de cada núcleo. E se em alguns momentos o episódio pareceu apressado (imagino que não sobrou orçamento para realizar a Batalha de Winterfell, mas entendo), o resultado no geral foi bastante eficiente. E já que citamos a batalha em si, podemos constatar que as terríveis ações do Stannis no episódio passado acabaram sendo em vão. Abandonada pela esposa e por Melisandre (cada uma a seu modo) e derrotado pelo exército de Ramsay, Stannis “aparentemente” encontrou o seu fim nas mãos de Brienne (que pouco fez nessa temporada), finalmente terminando com uma promessa que foi feita desde o segundo ano. Resta saber qual será a função de Davos e Melisandre na trama agora que eles perderam o seu rei. (Digo “aparentemente” porque a série não mostrou Stannis levando o golpe de espada de Brienne. Ou seja, foi ambíguo, e Game of Thrones não costuma ser ambíguo na hora de retratar as mortes de seus personagens…).

rsz_got510_111114_hs__dsc97611

Já a trama de Sansa e Theon encerrou-se com um belo cliffhanger: foi ótimo ver Sansa enfrentando Myranda, e é claro, Fedor morrendo para dar lugar ao ressurgimento de Theon. Vamos torcer para que ambos tenham sobrevivido a queda e, é claro, que consigam serem mais rápidos que Ramsay. Eles podem encontrar Brienne talvez? Já em Dorne, que foi sem duvida a pior trama da série, ao menos encerrou-se de uma maneira decente. Está certo que foi muito conveniente o veneno ter surtido efeito na Mrycella justamente no momento da confissão de Jaime, mas ao menos tivemos um bom momento “pista – recompensa” envolvendo os venenos da Tyene e o antidoto. Será que Dorne retornará na próxima temporada? Se sim, então por favor, que tragam Arianne para tentar compensar essa bagunça no núcleo Martell.

E se em Braavos, Arya Stark entregou alguns dos momentos mais perturbadores e surrealistas que vimos na série, a situação em Meereen ficou bem mais interessante. Daenerys aparentemente não tem tanto controle sobre seus dragões como pensávamos, e acabou sendo capturada pelos Dothrakis que a traíram na primeira temporada. Suponho que o anel que ela jogou no chão foi para ser encontrado mais tarde por Jorah e Daario. Já Tyrion governando Meereen com certeza renderá bons momentos para a próxima temporada. Só a chegada de Varys em Meereen que foi forçadíssimo: o personagem sumiu durante a temporada inteira e só retorna agora, no momento mais apropriado para ele? Enfim…

jaqen

Mas se Tyrion triunfa em Meereen, Cersei chega no fundo do poço em Porto Real. Lena Headey sempre fez um ótimo trabalho para mostrar a complexidade da personagem, mas ela atingiu o seu auge na cena da Caminhada de Vergonha. Méritos também para a série por não terem tentado transformar a Caminhada num fetiche ridículo, e sim num momento terrível desconfortável e angustiador, como tinha que ser. Headey acaba de garantir sua indicação ao Emmy 2015. E também pudemos ver o resultado das experiências bizarras do Qyburn…

E chegamos para a Muralha, onde encerramos o episódio. Sempre soubemos que o Jon Snow era “bonzinho” demais para viver no universo cinza de Westeros. Afinal de contas, ele era um Stark, ensinado por Ned a ser um homem de honra. Após o Casamento Vermelho, Jon era o personagem que mais chegava perto de ser um herói. Assim sendo, era inevitável que os roteiristas (e George R.R. Martin) teriam que mata-lo para esclarecer de vez ao espectador que ninguém é intocável (como se isso fosse necessário).

jon snow

Sim, eu acredito que Jon morreu. Mas como já sabemos, nem todos ficam mortos para sempre na série. O ator Kit Harington declarou que não retornará para a série, mas vamos ser sinceros: ele não iria sabotar o cliffhanger, não? E temos que lembrar que Melisandre está na Muralha… O fato é que apesar dos seus altos e baixos (principalmente na primeira metade), a quinta temporada conseguiu ser digna da série. Mais uma rodada do Jogo dos Tronos está encerrada. Falta muito para abril de 2016?

5star

35 comments

  1. Gostei da critica, parabéns. Muitos nao gostaram dessa temporada e muito menos do fim dela. Eu gostava muito do Jon snow,a morte dele foi triste pra mim, mas tenho minhas teorias sobre ele…só achei um pouco forçado ter terminado a temporada com a morte dele, foi tipo um apelo pra que todas vejam a proxima temporada pra ver oq vai acontecer.

  2. Arianne agora que tá descartada da série. A ideia era coroar Myrcella como rainha… agora….. pra quê Arianne?

    Vamos orar aos Sete que eles não caguem o núcleo dos Greyjoys que eles vão colocar na sexta.

  3. Acho que Melisandre vai fazer Jon Snow ressuscitar usando o poder do deus da luz que nem fazia o Beric Dondarrion

  4. boa sacada sobre a Melisandre

    torcendo aqui pra ela reviver o sujeito.

  5. Apesar da diferença nos livros, este final ficou parecido. Não sabemos se realmente Jon Snow e Stannis morreram.

  6. Pode ser que a Melisandre ressuscite Jon Snow, mas eu li uma teoria de que ele pode ressuscitar através do fantasma, seu lobo. Espero que sim. :)

  7. Para mim, a Daenerys abandona o anel, porque aquele era o símbolo de que ela estava noiva de um dos líderes de Meereen, assim o povo do seu primeiro marido pode acompanhá-la por achar que ela sempre se manteve fiel a ele.
    Porque me parece lógico que eles irão acompanhá-la e não capturá-la e dessa forma, ela voltará ao poder mais forte do que antes.

  8. Vale ressaltar, que o que o Kit afirmou foi que ele não volta para a próxima temporada, e não para a série.

  9. Com a morte do Jon, as teorias da internet tb morreram ? O que vai ser do núcleo da Muralha ?

    Os selvagens é que irão sofrer as consequencias da morte de Snow. Confesso que fiquei esperando a temporada inteira pela batalha de Winterfell. Pensei que fosse a batalha da temporada. Imaginei que o Mindinho fosse entrar no final como combinado e tomar o poder. Stannis foi derrotado (como esperado), e a batalha da temporada acabou sendo a de Hardhome, que foi bastante inesperada no meu ponto de vista. Fiquei decepcionada sim, esperava ver o final de Ramsay nessa batalha. Mas parece que vão esticar para a próxima temporada.

  10. “foi ambíguo, e Game of Thrones não costuma ser ambíguo na hora de retratar as mortes de seus personagens…” na primeira temporada eles também não mostraram o Eddard morrendo. Ficou no ar que tinha morrido.

  11. Só se antes de morrer ele entrou na pele do lobo. Aí sim!

  12. Não entendi porque eles não deixaram os dothraki encontrá-la junto com o dragão.

  13. gostei do final da temporada… ta dificil… toda vez que torço pra alguem a pessoa morre!llll
    RIP JON SNOW

  14. Tenho visto muita gente falar que Melisandre vai ressuscitar ele. Já li os livros a alguns anos, mas não me lembro de em algum momento ela demostrar ter essa habilidade. Aliás se não fosse pela sombra assassina, eu só diria que ela é uma fanática religiosa bem pirada. Claro só minha opinião.
    Não seria mais fácil acreditar que ele seja capaz de trocar de pele assim como Varamyr seis peles.

    Spoiler leve…… Varamyr tentou entrar na esposa quanto sentiu que iria morrer, e acabou indo para um de seus lobos.

  15. a única coisa que Melisandre fez de diferente, foi dá a luz aquela sombra, espero que ela reviva Joh.

  16. Mostraram sim, amigo. Não apenas a decapitação em si (em uma bela cena), como também revelaram a cabeça de Ned Stark empalada no muro da Cidadela (sendo usada eventualmente por Joffrey, inclusive, como forma de torturar Sansa).

  17. Tudo bem. Mas a parte que você fala que a Daenerys jogou o anel no chão para o mesmo ser encontrado por Jorah ou Daario foi forçação de barra: seria como encontrar uma agulha no palheiro ou seria um dos momentos Top Gang onde aquela mocinha ou o “Rambo” encontra no meio da selva a pinta que um deles perdeu, kkkk, vai ser muito cômico se isso acontecer.
    A cena não pareceu de captura, se essa foi a intenção eles erraram feio. Foi artisticamente muito bonita para ser uma simples captura. Sei não, acho que está mais para uma aliança: você viu o tamanho do exército dothraki?
    Se o s imaculados não deram conta de uns figurantes de faquinha de pão na mão você acha que eles terão condições perante um khalassar?
    Complicado isso hein…

  18. Também acho que não. Melissandre se provou ser uma verdadeira charlatã. Agora, pelo que parece, eles devem desenvolver os Greyjoys, então que venha o Moqorro e se mostre o que é um verdadeiro sacerdote do Rh’llor.
    Função da Melissandre e Davos na muralha: cota de mortes impactantes da 6a. temporada.

  19. Não mostraram a espada cortando a cabeça dele. Mostraram a espada descendo e daí cortaram para a Arya escondendo o rosto. Mesma coisa com o Stannis. Mostraram a espada descendo e cortaram para outra cena!

  20. Como assim? Fazendo uma analogia nerd, lembra de O senhor dos Anéis quando os Pippin e Merry deixam cair as folha de Lórien para que Aragorn, Legolas e Gimli os encontre? Acho que sim, que eles encontrariam Danaerys pelo anel, ou pelo menos, saberiam que ela esteve ali.
    Concordo quando diz que não parece uma captura. Realmente, parece mais que tinham algum assunto a tratar. Além disso, a fama da ex- ou futura Khaleesi já deve ter percorrido e chegado aos ouvidos Dothraki.

  21. Por mais fantasiosa que seja a série, temos que ter um mínimo de compreensão de espaço geográfico. A cena mostrada nos revelou um região muito vasta. Dizer que é compreensível que eles passagem justamente pelo mesmo ponto (digo ponto porque é ponto mesmo, um anel naquela região é imperceptível para quem está cavalgando) onde ela estava.
    Vamos lá HBO, há outras maneiras de se resolver essa pataquada!

  22. Charlatã? Se ela foi INTENCIONALMENTE responsável pela obliteração dos Baratheons (que é o que eu acho), ela não tem nada de charlatã.

  23. Olhe nos olhos dele, enquanto a câmera fecha no rosto dele.

  24. Anderson, não viaja. Mostraram a espada transpassando a cabeça dele.
    Uma das discussões da produção era inclusive de até onde mostrar a cabeça caindo e eles optaram pelo mínimo movimento.

  25. Anderson, não viaja. Mostraram a espada transpassando a cabeça do Eddard.

    Uma das discussões da produção era inclusive de até onde mostrar a cabeça caindo e eles optaram pelo mínimo movimento.

    — Já a morte do Stannis pode não ter sido morte, enfim.

  26. Por outro lado, se eles localizarem Drogon (e ele sempre fica lá na “Pedra do Dragão”, vide o tanto de carcaça que ele leva pra comer), eles podem encontrar o anel sim.

    Mas, de boa? Se eles localizarem Drogon, mais fácil ainda será localizar aquela montueira de pegadas de cavalos.

  27. Pode até acontecer, mas encontrar o anel no meio do Mar Dothraki é muito TopGang!

  28. Bela crítica, Acho a série boa. Mas não deixo de considerar esse roteiro arrastado, muitas das mortes me parecem forçadas, e não vejo sentido em acompanhar por vários episódios um personagem que vai morrer, me parece perda de tempo, Com essa fórmula ele pode estender essa história por mil episódios, como se fosse contar a história da paz no oriente médio com todos que morreram tentando.
    O que me faz acreditar que boa parte desse sucesso é modinha ou mal gosto.

  29. Não acho que ela seja charlatã. Acho que ela está meio fora de sintonia com seu deus, só isso mesmo… rsrs

  30. Não acontece nada cara. Isso é o povo querendo ver algo que não existe!

  31. Você está certo cara. Desculpe, eu me enganei. Olhei a cena novamente e eles mostram mesmo.

Deixe um comentário