sexta-feira, março 29 2024

westworld2

Essa semana publicarei minha crítica de Westworld, nova série da HBO que estreia no próximo domingo, 2 de outubro, às 23h. Mas enquanto isso saciarei a curiosidade dos leitores com um artigo sem spoilers sobre o que eu já vi da série e o que vocês podem esperar.

O drama abordará um parque temático com ambientação do velho oeste onde convidados milionários pagam uma fortuna para realizar suas fantasias mais obscuras com os chamados “hospedeiros”, que são androides com inteligência artificial. Será mesmo a “sucessora” de Game of Thrones? Veja o que vem por aí:

Ficção Distópica

Fãs de séries de ficção científica se sentirão realizados com Westworld. Se eu pudesse sintetizar com exemplos as fontes nas quais ela bebe, diria logo de cara: Black Mirror. A ficção vista aqui parece próxima da realidade e acessível, vezes funcionando como um exercício de distopia. É por isso que ela também tem traços de Fringe. A forma com que eles retratam a evolução dos androides, por exemplo, passando pelo animatronic, fará quem já foi à Disney se lembrar de como aqueles bonecos se movem e como isso é algo que pode estar bem próximo de nós. Westworld mostra a versão “2.0” desses anrdoides.

westworld18

Faroeste de Primeira

Ambientado no velho-oeste, o parque Westworld é cuidadosamente tematizado nesse estilo, trazendo assim uma belíssima homenagem a um dos gêneros que dominou a história do cinema. Tudo, desde a cidade cenográfica até os figurinos, beira a perfeição, tamanho o cuidado técnico com o visual. O parque promete uma imersão total do visitante (e do público) e isso é cumprido em absoutamente todas as cenas.

westworld11

Temas Intensos

Westworld está carregada de questionamentos éticos e morais. Afinal, os anfitriões são coisas? Podemos literalmente fazer o que quisermos com eles sem qualquer tipo de consequência? Ou por serem tão semelhantes ao ser humano existem limites? Além disso, a série traz interessantes reflexões sobre os limites e os perigos da inteligência artificial. O que acontece se seres artificialmente criados desenvolvem uma consciência e se rebelam contra seus criadores? Sim, já vimos diversas produções abordando este tema, mas Westworld dará uma nova dimensão e novos elementos a esta discussão (não darei spoilers).

westworld_evan_rachel_wood

Múltiplas Narrativas

A estrutura de Westworld permite que a história seja contada de diversas formas, sob vários pontos de vista. A ideia de um parque temático – onde as atrações, por sua natureza, fazem um constante “reboot”-, é genial para subverter as expectativas e isso é visto desde as primeiras cenas no parque. Imagine que neste exato momento atrações da Disney estão em um constante loop para entreter seus convidados. Assim é o parque Westworld. Michael Crichton, J.J. Abrams, Jonathan Nolan e Lisa Joy certamente pensaram muito bem esse aspecto.

westworld1

Muitos Mistérios

A trama de Westworld claramente abordará mistérios, surpresas e reviravoltas que virão aos montes. Diversos personagens que estão no trailer sequer são mostrados no episódio piloto, indicando que a série vai guardar muita coisa na manga. Essa, aliás, é a estratégia da HBO com outras produções, incluindo o megasucesso Game of Thrones. As pessoas sintonizam ao vivo todo domingo porque não querem ser pegas desprevenidas. Nesse questido, Westworld tem tudo para não desapontar o fã da TV comunal que quer ser surpreendido junto de todo o mundo.

Fique LIGADO neste domingo às 23h na HBO, com reprise logo após a exibição na TV pela HBO GO, que chegará repaginada nesta quarta. Veja abaixo o vídeo inédito que o canal divulgou com mais detalhes:

2 comments

Deixe um comentário