quinta-feira, abril 18 2024
Fotos: Divulgação

Pra quem é da geração “Netflix”, esse negócio de série cancelada é uma novidade. Até hoje a empresa cancelou apenas algumas séries sem final, e até que isso aconteceu com Sense8 nenhuma que gerou grande comoção, como foi o caso de Marco PoloThe Get Down. Até mesmo com Hemlock GroveBloodline, uma “temporada final” foi planejada para que um fim digno fosse dado.

A quantidade de gente irritada com a Netflix, inclusive, é gigante. Eu escrevi nesse artigo que o cancelamento de Sense8 não fez sentido, pois não vejo coerência em produzir e soltar uma temporada tão cara para logo em seguida cancelar sem dar um final minimamente conclusivo. Dava pra ter embolado alguma coisa lá, colocado um 4 Non Blondes e encerrado a trama. Não fiquei triste ou saudosista com o cancelamento da série como c e r t a s pessoas disseram aí, mas mantenho minha posição de que tem mais aí do que apenas “negócios”. Um dia, quem sabe, saberemos.

Cancelamentos sem final, contudo, são um problema que fãs de séries lidam há décadas. O ideal é que um dia todas as séries sejam canceladas, porém com algum tipo de conclusão satisfatória caso seja uma produção com arcos narrativos. Alguns preferem usar o termo “encerrada” ou “finalizada”, mas do ponto de vista da indústria, toda série que chega ao fim e para de ser produzida, independente do motivo, tem o status de produção “cancelada”. Isso, claro, até que a FOX decida fazer um revival…

Tecnicalidades à parte, relembremos aqui outras séries que foram canceladas sem final e deixaram os fãs bem tristes:

Jericho

Essa série era muito (mas muito) ruim, só que por algum motivo foi muito querida por muita gente. Tanto que quando foi cancelada pela CBS sem final na 1ª temporada, os espectadores mandaram amendoins para a sede do canal. Isso porque o personagem de Skeet Ulrich diz a palavra no último capítulo e usaram isso para fazer o “protesto”. Aí o canal renovou a série para a 2ª temporada e ninguém assistiu. Foi duplamente cancelada.

Veronica Mars

Diferentemente de Sense8, o canal CW havia dado todos os indícios ao showrunner Rob Thomas de que iria cancelar a série estrelada por Kristen Bell, pois a audiência era pequena (embora fiel). Mas ele foi lá e tentou vender uma 4ª temporada em que a personagem título ia fazer um estágio no FBI. Ficou por isso. Anos depois ele conseguiu, através de crowdfunding, fazer um filme para meio que dar um fim pra história, mostrando o que aconteceu anos depois.

Pushing Daisies

Vítima da greve dos roteiristas de 2008, Pushing Dasies era criticamente aclamada, mas não dava audiência. A ABC sequer ia exibir os capítulos finais, de tão mal que a série ia, mas por pressão popular acabou transmitindo e nunca mais soubemos o que aconteceu com Ned e Chuck.

Deadwood

Até hoje fãs da produção de David Milch esperam um filme que traga uma conclusão para o drama Westwern da HBO. Conversas de um possível filme sempre pintam e depois somem. Hoje seu protagonista Ian McShane está brilhando em American Gods, do Starz e nenhum plano concreto realmente existe. David Milch também fez outra série que foi sumariamente cancelada: Luck. Mas essa matava cavalos…

Terminator: The Sarah Connor Chronicles

Quem lembra dessa? Antes de ser a rainha Cersei em Game of Thrones, Lena Headey estrelou a até popular série que recontava a história de John e Sarah Connor. Mas uma série que tem Summer Glau no elenco VAI ser cancelada, porque a moça é pé frio. Após duas temporadas, não deu outra. A FOX puxou o plugue das máquinas rebeldes.

Dollhouse

Falando em Summer Glau, Dollhouse até gerou um burburinho similar ao de Orphan Black quando estreou em 2009. Era estrelada por Eliza Dushku, sua trama era interessante e tinha na produção um nome de peso: Joss Whedon, que viria revolucionar os filmes de heroi com o mega blockbuster Os Vingadores e agora está até em Liga da Justiça.

V

A série sobre invasão alienígena estrelada pela brasileira Morena Baccarin durou duas temporadas, intrigou a audiência e também morreu na praia. Além da versão de 2009 do canal ABC, a produção já teve 3 versões produzidas: uma minissérie em 1983, uma série em 1984 também cancelada sem final.

FlashForward

Não teve série que queria ser mais LOST do que essa FlashForward. Produzida por J.J. Abrams, até referências ao voo Oceanic ela tinha. Que desperdício de tempo e dinheiro foi isso. Na série todas pessoas do planeta sofreram um apagão e vivenciaram uma “visão” do futuro por um breve momento. Porém sabe o que não havia nesse futuro? Uma segunda temporada.

Alcatraz

Outra “nova LOST“, inclusive estrelada por Jorge Garcia de LOST e tinha o selo J.J. Abrams de produção e era “meio” procedimental. Tinha tudo pra ir pra frente, exceto audiência. O canal FOX tratou de limá-la da programação com apenas uma temporada produzida. E era bem ruim…

Reaper

Essa comédia era até legalzinha e lembrava um pouco a série Chuck, mas com um lado sobrenatural. Ela contava a história de um jovem chamado Sam que descobriu que seus pais venderam sua alma para o diabo e ele tinha o dever de “ceifar” almas. Durou só duas temporadas e terminou antes de uma grande revelação que iria mudar o rumo da série.

The Event

Ninguém realmente gostava disso, mas como a premissa era tão “venha descobrir o que foi o gigante mistério”, seu cancelamento foi muito lamentado por aqueles que investiram tempo assistindo a mais essa bomba pós-LOST do canal ABC.

Vinyl

Recentemente a HBO renovou a sua nova aposta dramática Vinyl para a segunda temporada. Ela era produzida por Mick Jagger e Martin Scorsese, protagonizada por Bobby Cannavale. Mas, do nada, a série foi “desrenovada” e foi sumariamente cancelada. Ela registrava menos que 1 milhão de espectadores, mesmo considerando métricas mais elásticas como a Live + 7.

E aí, qual outra série cancelada você lamenta? Comente aí!

63 comments

  1. Deadwood é a minha grande perda com cancelamentos, apenas que de certa forma o plot construído naquela temporada foi finalizado, mas a verdadeira história até o incêndio do acampamento que seria o final, precisava ser mostrado. Felizmente, o filme parece ganhar forma já que a HBO demonstrou interesse, David Milch já escreveu o roteiro (o ator W. Earl Brown disse que era incrível), o McShane também já disse que volta e também disse que só depende da HBO. Dedos cruzados pra isso acontecer logo. Infelizmente se acontecer, não teremos o excelente Powers Boothe como Cy Tolliver, que faleceu recentemente. RIP.

    Outra da HBO que poderia entrar na lista é Carnivalè.

    Hannibal eu não colocaria na lista porque vai voltar! Amém, Fuller (e desculpa por ainda não ter assistido Pushing Daisies, irei algum dia).

    Uma das 1000 séries que leva o nome do J.J. Abrams desde LOST pra cá é Almost Human, eu gostei demais dessa e só durou uma misera temporada. É difícil eu gostar de uma série de TV aberta, quando gosto, ocorre isso. Triste.

    Eu gostei de Vinyl mas não sei porquê não sinto falta.

  2. E The Glades que terminou com o protagonista baleado no dia do casamento???

  3. Agent Carter e Pan Am (acho que só eu no mundo assisti essa).

  4. Outra série cancelada que eu estava gostando de acompanhar foi Almost Human.

  5. Almost Human. eu gostava, demorou para entrar em uma mitologia, mas quando engrenou já era… um apena

  6. Com certeza foi briga de peixe grande… muita grana pouco retorno.

  7. Agent Carter certamente foi a que mais me doeu

  8. A série do terminator eu tive certeza que ia ser cancelada quando anunciaram um filme de novo da franquia. Não iriam deixar entrar em conflito com a história, deve ter pesado no cancelamento, além da audiência, claro.

    Eu gostava muito, acho até pena que era de terminator, e não algo mais independente. Claro, o Nome terminator ajudou a vender o projeto, senão, nem pensar.

    Quanto aos comentários.. que bom que você parece não ligar. Nem devia mesmo, o sujeito é o maior troll da internet, vive de fazer esculachar tudo e todos, e basta ver os seguidores que são do mesmo perfil.

    Troll consagrado, mas é troll e muito.

    Parabéns pelo trabalho e postura !

  9. Tanto Jericho e Pushing Daisies tiveram ‘finais’..
    Jericho, a segunda temporada tentou finalizar a história, porém o que ficou aberto foi finalizado em quadrinhos pra 3a e 4a temporada, feito pelos escritores originais.
    E Pushing Daisies teve o final onde a Chuck fala pras tias que está viva. Que vc pode não achar um final FINAL, mas foi bem legal e pouco aberto!

  10. Na moral faltou “KYLE XY” surpreendeu todo mundo, falaram que seria a ultima temporada porem todos achavam que teria final e acaba com a por** de um suspense

  11. até agora, a Fox não fez a HQ de terra nova que ela tinha prometido contando o final da historia, mais se isso acontecer é uma serie a menos sem final

  12. Mas como que Firefly não tá nessa lista?

    Das citadas, V foi minha maior perda, eu colocava muita fé.
    Tb teme The 4400 que não tinha lá muita audiência mas eu curtia.

  13. Eu gostava pra caramba de S#*t My Dad Says. Achava muito engraçado. A primeira temporada acabou num cliffhanger desgraçado e ninguém nunca soube o que aconteceu ?.

  14. Firefly!! Eu gostava muito! Fizeram um filme, não foi?

  15. Eu via Pan Am e era ótima. Foi idealizada por parte dos diretores/showrunners que trabalharam em ER, por isso não era de se espantar o esmero técnico e o cuidado com a elaboração das histórias. Mas a exemplo de Vinyl (que também era boa), sua reconstituição de época era cara demais para um público tão seleto. Uma pena.

    Outro fim que me doeu demais foi o de My Name Is Earl, prejudicado pela greve dos roteiristas e que apressou o fim da série sem a possibilidade de escrever um desfecho adequado.

  16. Outro cancelamento lamentável foi penny dreadfull com Eva green. Não sei o pq deles terem cancelado essa série, era mo foda.

  17. “Jericho” teve final sim, sua segunda temporada foi produzida para dar um ponto final na trama. Se foi boa ou não, são outros 500. A série “V” de 1984, continuação da minissérie de 1983 teve final sim, apesar de ter apenas uma temporada.

    Sabe, Bruno, gosto muito do seu blog, mas acho que tá faltando pesquisa aí, hein! Se quiser ajuda, pode contar!

  18. Terra Nova era tão ruim que não tem como lamentar o cancelamento, ainda mais depois daquele último episódio…

  19. Lança um livro, ou o custo é muito grande também

  20. Não reparei ainda se tem a série Drácula na Netflix, adorei porém não teve continuação :(

  21. Constantine e Under the Dome, apesar da última ter tido quase que um fim, tinha ainda vários ganchos pra próxima temporada, mas cancelaram =

  22. É verdade eu ainda estou esperando pra ver o que de fato aconteceu não tem lógica ter terminado assim.

  23. Ô, não fala de Jericho! Adorava essa série, e queria muito que tivessem produzido um final decente. Assisti numa maratona. A ideia era muito legal, meio doida e hoje em dia sem muita verossimilhança, mas ainda sim bem legal.

  24. Breakout Kings…queria muito ter visto o final, que teve somente a premissa divulgada no Twitter..

  25. O Mentalista, o final da sétima e última temporada foi legal. Deveria ter uma outra temporada, pra saber como estão os personagens.

  26. Revolution ficou sem final na Tv mas teve HQ depois… Ressurection ficou sem final e com cliffhanger. Defience tb ficou sem um final de verdade.

  27. Esqueceram das ótimas The 4400 e Ringer (que era foda)

  28. Ia comentar a mesma coisa, Pushing Daisies meio que teve um final. Fica bem claro que era um episodio normal e so acrescentaram algumas cenas pro final nao ficar tao aberto, mas mesmo assim ja ajudou. Tipo, eu consigo recomendar a serie para as pessoas sem peso na consciencia (o que nao conseguiria caso tivesse terminado num baita cliffhanger).

  29. Ainda nao superei terem cancelado a serie 10 coisas que odeio em voce (10 Things I hate About You) da ABC Family. Como fa do filme fiquei super pe atras quando vi noticias da adaptacao, mas com a supervisao do diretor do original e um casting muito bem feito eles conseguiram fazer uma temporada excelente, com um baita cliffhanger no final e… cancelaram sem mais nem menos. Pra um canal que manteve tanta coisa ruim no ar, me surpreendeu terem cancelado uma serie tao divertida.

  30. Embora não seja tão popular, mas tinha uma premissa interessante, My Generation da ABC.

  31. The 4400 foi o que mais me doeu… Sério! Chegar ao final de The 4400 e ela simplesmente acabar da forma que acabou, claramente sem um final, em uma última temporada na qual tudo foi corrido e pra tentar dar uma solução que não teve! Pelo amor de Deus!

  32. Verdade. Tentei ver Agent Carter… Tentei mesmo, mas não consegui. Deletei… KKKK

  33. A ultima serie que foi cancelada que me doeu, foi Forever =(
    mas V e 4400 foram tristes.

  34. Está chovendo Seriados sem qualidade! Por isso, já “morrem na praia!” Felizmente nunca gostei disso! Prefiro os Filmes, pois esses sempre têm finais, pelo menos na maioria das vezes! Que lógica tem em matarem a protagonista no final da temporada (Alcatraz)? Pior falha de todas ocorridas em todos os seus episódios!

  35. Agora entendi porque Alphas também foi cancelada do nada. Além de ser da Sy-Fy, que é meio caminho andado para o cancelamento, eles começaram a dar mais destaque para o personagem da Summer justamente na temporada do cancelamento.

  36. Faltou Agent Carter nessa LISTA , que de certa forma nós tras uma previa de sentimentos ruins sobre o resto dos filmes e series da Marvel….

  37. Resurrection me deixou muito frustada e Sleppy Hollow também. Mas Resurrection mais porque deixou uma expectativa imensa para uma nova temporada :~

  38. Faltou ai a serie Limitless spin-off do filme Sem Limites que quando começou a ficar boa no final da 1° temporada cancelaram.

  39. Constantine era muito boa, até hoje me pergunto porque a DC investe em series ruins como Supergirl e Arrow e não deram uma chance com para Constantine, outra que lembre de ter começado a ficar legal e cancelaram foi Limitless spin-off do filme Sem Limite.

  40. COMO VOCÊ BRUNO CARVALHO PODE DIZER QUE JERICÓ E THE EVENT NÃO FORAM BOAS SÉRIES ? VOCÊ NÃO ENTENDE PORRA NENHUMA DE CINEMA VAI TE CATAR BABACA !

  41. Agora (infelizmente) já pode adicionar a essa lista dirk gently e agent carter, ambas com bastante promessas para o futuro

  42. como disse o sheldon: heroes fois ficando tao ruim que os fãs deram graças a Deus que acabou.

  43. Uma série que tinha uma boa premissa foi Revolution, terminou sem sentido e explicações. The Event, fez mais falta um final. Flash Foward tive que ler o livro pra tentar aplacar minha raiva.

Deixe um comentário