quinta-feira, março 14 2024

O ano passado foi um ano atípico em diversos sentidos, e a indústria do streaming experimentou um crescimento impressionante no período, tendo uma audiência incrível e nunca vista antes. Por muito tempo, não se acreditava que grandes filmes poderiam ser lançados fora dos cinemas, porém, com a crise sanitária e os estabelecimentos fechados, a indústria cinematográfica precisou se reinventar para se manter viva. 

Dessa forma, as produtoras tiveram que utilizar os serviços de streaming para lançar suas produções e não ficarem no prejuízo. Por exemplo, plataformas como Amazon Prime, Netflix, HBO Max e outras ficaram ainda mais populares, e suas séries e filmes não só cativaram os telespectadores, como passaram a impactar diretamente nos seus hábitos e estilo de vida. Seja na roupa escolhida para o dia a dia, na música que costumamos ouvir, ou até no local que desejamos conhecer, tudo isso muitas vezes está conectado com o que gostamos de assistir.

Segundo Deborah Perez, psicóloga clínica, mestre e doutora pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), produções audiovisuais têm a capacidade de influenciar diretamente o comportamento e personalidade das pessoas. “O ser humano é o que é ao estar no mundo: agir, produzir, consumir, relacionar-se… Dessa forma, há influência direta da produção midiática na nossa subjetividade”, disse a psicóloga.

Separamos então alguns exemplos que demonstram como as produções audiovisuais são capazes de influenciar o comportamento humano, inclusive na reprodução de comportamentos como o modo de se vestir dos personagens, a trilha sonora, ou os locais que são demonstrados nas obras cinematográficas.

O Gambito da Rainha

A série foi um sucesso na Netflix e explodiu em popularidade em 2020. Ela gira em torno do xadrez, e após a exibição do projeto, a procura pelo jogo explodiu no mundo todo. O número de jogadores de xadrez em todo o mundo cresceu assustadoramente, e o Gambito da Rainha é muito provavelmente o motivo por trás dessa ascensão de popularidade.

007: Cassino Royale

O longa de 2006 talvez seja o melhor da franquia desde que Daniel Craig assumiu o posto de agente secreto mais conhecido do mundo. A trama do longa foca em 007 tendo que adentrar a um famoso torneio de poker para desmembrar uma organização terrorista. 

Alguns estudos demonstram que séries ou filmes de sucesso costumam aumentar os termos de busca na internet relacionados aos assuntos que eles tratam. E isso também se refletiu no caso do 007 mais aclamado. Assim como no Gambito da Rainha, após a exibição de Casino Royale, o número de jogadores de poker cresceu absurdamente, e até hoje as pessoas buscam plataformas como o site cassinos.info para saciar seus desejos de competir em jogos de mesa disputados e sentir a emoção da aposta.

Emily em Paris

Emily em Paris é mais uma série que influenciou bastante a população, indicando principalmente tendências de modapor conta dos figurinos icônicos e acessórios apresentados na produção. Somente o termo Bucket Hat apresentou um aumento de 342% nos mecanismos de busca do Google – o acessório é uma das peças favoritas da protagonista da série.     

A socióloga Flávia Mendonça, que tem especialização em Sociologia e Cultura, aponta que o mercado sabe o que será tendência, já que eles têm pleno controle da análise de dados. De acordo com Flávia, “no audiovisual tem sempre muita análise de dados, estudos e pesquisa de mercado. As plataformas digitais de streaming, por exemplo, conseguem facilmente traçar o perfil dos assinantes e, com isso, produzir produtos com base no que faz mais sucesso”. E cada vez maiores empresas têm investido nesse setor. Para ela, as pessoas passarão cada vez mais tempo em casa, e dessa forma, consumirão cada vez mais filmes e séries através dos serviços de streaming, e que por sua vez, influenciarão cada vez mais no comportamento dos espectadores.