Relevância dos serviços de streaming no Brasil faz Kantar Ibope medir a audiência em 2022
Relevância dos serviços de streaming no Brasil faz Kantar Ibope medir a audiência em 2022

Relevância dos serviços de streaming no Brasil faz Kantar Ibope medir a audiência em 2022

Kantar Ibope é a principal empresa responsável por índices de audiência no Brasil, seja de canais de TV ou até mesmo das redes sociais dos clubes brasileiros de futebol. Entretanto, algo que ainda não possuía cobertura, mas que vai ganhar em 2022, será o streaming de filmes e séries. O crescimento das plataformas que oferecem esse serviço fez com que a empresa corresse atrás de um acordo para divulgar as informações. Isso é algo importante, pois mostrará com mais clareza todo o impacto dos vídeos online nos hábitos de consumo dos brasileiros.

Esse anúncio aconteceu recentemente e foi divulgado no site oficial da empresa de mediçãoKantar Ibope. A promessa é que, até abril do ano que vem, os relatórios estejam prontos para divulgação. Será uma oportunidade de entender algumas preferências do público por aqui, desde qual plataforma é mais usada até o filme mais assistido. Apesar de parecer algo simples, a medição de audiência é importante por diferentes aspectos, desde o lado social até mesmo pelo aspecto financeiro. Por exemplo, possíveis novas plataformas vão conhecer melhor o público antes de entrarem no mercado.

Atualmente, os serviços de streaming dominam o Brasil e estão próximos de bater a marca dos 20 milhões de usuários. O ano de 2022 promete ser importante para algumas plataformas, como a Netflix e a HBO Max. Enquanto a primeira deve lançar a segunda temporada de Round 6 (ou Squid Game, como ficou conhecida mundialmente com o título original), a segunda ainda tenta se consolidar no país, e vai usar as novelas para chamar a atenção dos brasileiros. Os índices de audiência vão ajudar com o objetivo das duas marcas.

Round 6 da Netflix no streaming

Para conseguir medir os índices, a Katar Ibope vai utilizar uma nova ferramenta, segundo o portal Mundo Conectado, que já foi testada e aprovada no Reino Unido. O curioso é que alguns dados preliminares confirmam o que dizem outros relatórios. É o caso, por exemplo, do YouTube, a plataforma mais utilizada pelos brasileiros para assistir videos online, seja livestreaming ou não. A plataforma da Google faz muito sucesso principalmente nos usuários de TVs, algo que só aconteceu pelo esforço da empresa em adaptar o serviço para diferentes dispositivos.

Variedade dos vídeos online

O sucesso do YouTube, assim como o de serviços como a Netflix, mostra que os vídeos online se destacam pela variedade. Isso significa que o formato abre espaço para qualquer necessidade, e não é usado apenas para vlogs e esquetes. Uma grande empresa, por exemplo, pode criar um slideshow com imagens, informações e outros detalhes no formato de vídeo. A ideia é fugir daquele padrão do software PowerPoint, e criar algo que chame mais a atenção das pessoas. Essa é uma ideia que também pode ser usada para uma apresentação escolar, ou também algo comemorativo, como em um casamento ou festa de aniversário. O grande alcance não está apenas nas redes sociais, mas também na realidade.

Entretanto, são as mídias sociais que mais consomem esse formato de conteúdo. Segundo pesquisa da própria Kantar Media, cerca de 99% dos brasileiros conectados à internet assistem vídeos online em diferentes dispositivos. Esse é o formato em alta no momento, e as projeções são otimistas em quem continuar apostando nisso. 

A presença da Kantar Media também no streaming é positiva para o Brasil, desde as próprias plataformas até o público. Isso deve garantir uma noção melhor do comportamento brasileiro, assim como os conteúdos que mais estão ganhando relevância. A Netflix, por exemplo, ficará mais transparente no quesito de seriados mais assistidos do catálogo. Com o avanço que os vídeos online tiveram recentemente, essa é uma novidade esperada por muitos usuários.