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Por: Bruno Carvalho

Para a Vivo, usuários da Netflix devem “pagar mais” por pacote de Internet

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As teles declararam mesmo guerra contra a Netflix, serviço OTT que consome largas quantidades de dados. Mesmo espalhando boxes de dados pelo país para aliviar a carga de tráfego, as companhias querem utilizar de uma prerrogativa nunca antes exercida para freiar o avanço da gigante do streaming e, de quebra, prejudicar milhões de usuários: a limitação de banda.

Em entrevista ao site Tecnoblog, o executivo da Vivo Christian Gebara disse:

“Quem faz uso de plataformas de streaming como YouTube e Netflix, terá de pagar planos mais caros”.

Para ele, uma porcentagem muito baixa de usuários vai ser afetado, pois que usa a Internet apenas para “e-mails e navegação” será beneficiado com planos menores.

O problema todo dessa lógica é que, em 2016: QUEM USA A INTERNET SÓ PRA E-MAILS E NAVEGAÇÃO, AMIGO?

Esse é o problema destas empresas de telecomunicação. Querem viver na era da Internet 1.0 onde baixar um “anexo de e-mail de 2MB” era o maior tráfego do dia para a maioria dos usuários. O advento de provedores de streaming demanda mais investimentos e, quem sabe, até mesmo um acordo comercial entre esses gigantes. Isso deveria e deve ser resolvido entre eles. Dinheiro eles tem, nós não.

Mas eles empurraram o problema para o assinante porque pelo princípio da neutralidade de rede eles não podem “discriminar” o dado pela fonte. Em outras palavras, eles não podem filtrar o fluxo que vem da Netflix, por exemplo, reduzindo a banda deles e preferindo a de parceiros. É por isso que eles entubam no público geral.

Gebara chega ao cúmulo de comparar a Internet à eletricidade:

A ideia é que o consumo seja como uma conta de luz, onde o cliente pagará somente o que precisar”.

Seguindo essa lógica, um usuário teria então que “economizar” Internet em casa: “Vou deixar pra terminar aquela série só no dia de corte pra não estourar a franquia”. Isso sem contar que hoje o uso da Internet é algo muito mais abrangente do que baixar um filme ou um jogo no console. As pessoas usam para trabalhar, sobreviver. É um bem essencial e já pagamos CARO por dele do jeito que é.

Essa é uma frase absurda que vai virar realidade para a maioria dos casos. Um simples cálculo feito pelo site Olhar Digital mostra que hoje a maioria dos usuários que usa a Internet para lazer e trabalho serão prejudicados, já que o consumo mensal dessa grande parcela de assinantes já estaria acima das maiores franquias das operadoras Oi, Net e Vivo:

Captura de Tela 2016-04-12 às 11.59.13

Resta saber se as teles montarão uma espécie de “cartel” para praticar o mesmo. Ah, e nem adianta dizer que isso é “coisa de Brasil”. Esse limite existe em várias partes do mundo. É legal e contratualmente permitido. Resta saber se vai ser pacificamente aceito pelo mercado. De todas as teles, apenas a TIM disse que não planeja uma mudança na cobrança.

O que fazer? Por enquanto existem várias petições. No Avaaz – a maior delas – tem mais de 300.000 assinaturas. Não está claro também, ainda, quais operadoras começaram a fazer ou se é só ameaça. Algumas planejam a mudança no fim do ano. É hora de começarmos a gritar.

21 respostas para “Para a Vivo, usuários da Netflix devem “pagar mais” por pacote de Internet”

  1. aleguarita disse:

    Você falou apenas do streaming (mas deixou claro o “quem usa internet só pra navegar e e-mail”). Mas o buraco é muito, mas muito mais embaixo.
    O uso de nuvem hoje é praticamente padrão. Muitos abandonaram o uso do Office pro Google Docs. E aqueles que ainda usam o Office muitas vezes usam uma pasta na nuvem. E isso pegando por baixo. O Google Photos exigiria uma bela quantidade de banda para apenas visualizar as próprias fotos.
    Não tem como pensar neste limite ridículo. O problema central é esse: o limite é muito baixo. Se fosse um limite justo, ok. Mas não é.

  2. Vitor jb disse:

    Eu não vejo a hora da Netflix vir com sua “própria” internet. Uma vez que a Netflix,seja como for, através de parcerias ou não, prover internet assim como TIM, VIVO etc outros obstáculos serão postos.
    Nós vamos vencer, se a história nos ensina algo é que ela se repete bem como não para. Tentem nos impedir, a cada tombo levantamos mais fortes. A nova era traz novos conflitos, que são lutados por nós, usuários. Não vamos pagar sem brigar, vamos brigar pra pagar (pouco de preferencia, não é?)!

  3. SMITH WESSON disse:

    vcs deveria publicar os contatos como telefone e emial desse FPD desse Christian Gebara

  4. SMITH WESSON disse:

    Vcs deveriam publicar o email e telefone desse … Christian Gebara

  5. Andre Nascimento disse:

    E aquele tuitaço no @vivoemrede hahaha

  6. Terra Nova disse:

    Primeiro ele teria que quebrar esse monopólio, já que o brasil é um dos países mais fechados do mundo em se tratando de negocio.
    Empresas estrangeira aqui não tem vez.

  7. Terra Nova disse:

    Realmente essa conta foi feita para iludir leigos no assunto… [email protected]# da [email protected]#$

  8. Léo Barreto disse:

    O que as empresas deveriam fazer é melhorar a PORCARIA de serviço que prestam, muitas das vezes entregando 10% do que é ofertado. Dar desconto por isso não querem né?

  9. Gabriel Campanha disse:

    Quem em 2016 ainda fala/escreve AMIGO? é migo, migo”

  10. Michael Palmieri disse:

    A Vivo é subsidiária da Telefónica. a Tim é da Telecom Itália… espaço pra empresas de fora tem, sim.

  11. Leonardo Damaso disse:

    Talvez aja um método para saber quem usa estes serviços
    então assim tomar as medidas
    uma coisa e certa
    o fluxo de internet aumento gerando perda de qualidade (Não entrando em detalhe de melhoria)
    Eu que não uso pagando o pato FROID
    não e só gasto vendo filme e serie. E os pais que deixa o filho vendo desenho por horas

  12. Augusto disse:

    não entendi mas, quem fala/escreve em português faz o correto. Amigo. a outra palavra não existe. se foi ironia, não entendi e peço desculpas

  13. Gabriel Campanha disse:

    Ta bom migo. E migo, eu sempre vou escrever palavras que “não existem” e nem por isso vou deixar de falar portugays. Brigado de nada migo

  14. Augusto disse:

    “tendi” ehehe

  15. Eduardo disse:

    Precisamos de livre mercado e mais concorrência, quero ver essas empresas babacas falirem!

  16. Alípio disse:

    Finalmente um motivo para realizar uma manifestação maciça e que unirá todos os lados. Não é por 0,20 centavos, nem por 0,20 megas.

  17. Augusto Feyh disse:

    Não me parece que alguém que gaste 80 GB por mês seja um usuário leve. É, no mínimo, médio.
    Também discordo do comentário que diz que a nuvem é padrão. Entre as pessoas comuns , que têm pouco conhecimento de informática (ou seja, a maioria), a nuvem ainda é um mistério.

  18. Ricardo g guasco disse:

    Não consigo vislumbrar ilegalidade na intenção das teles pelo argumento da isonomia. Creio que a intensidade do consumo de banda é um discrimen válido para justificar uma diferenciação do valor cobrado dos assinantes. O problema que eu vejo é que a implantação da limitação do consumo mensal trará um súbito e significativo aumento de preço do serviço para grande parte dos usuários (medindo-se em Gb/R$), o que seria ilícito de acordo com o CDC. Sei que ,nos contratos, estava previsto o limite de dados. Porém, tenho que pelo princípio da proibição do comportamento contraditório (venire contra factum proprium) , houve renúncia tácita à observância dos limites de tráfego pelas operadoras, uma vez que a faculdade de reduzir a velocidade nunca foi exercida.

  19. Daniel Mfwic disse:

    Se realmente aprovarem essa palhaçada… vou cancelar os planos de TV e de Telefone e ficar só com internet…. se todos se unirem e começarem a fazer isso… o prejuízo deles vai ser maior, pq hoje os planos de TV ainda são mais caros que os de Internet….

  20. Daniela disse:

    O problema do tal “livre mercado” é que…ele não funciona. É uma lenda já derrubada no início do século XX. E não funciona pq para ninguém sair prejudicado, as empresas não vão concorrer fortemente, vão se cartelizar. Isso já acontece hoje em dia, imagina se deixar a “mão invisível” agir livremente.

  21. DiGamer80 disse:

    Olha, talvez a melhor (e única) solução seja o boicote. Não podemos sequer considerar essa imposição, temos que brigar e estarmos preparados pra alguns sacrifícios, como cancelar o serviço mesmo se for pra ficar meses sem net fixa. Convencer o máximo de pessoas a deixar de consumir todo e qualquer serviço dessas operadoras. Eles só vão recuar quando perceberem que tem mais a perder do que que a ganhar.

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